Evento contou com a participação de estudantes e professores Fernanda Bulhões* – Estagiária sob supervisão A Desenvolve, em parceria com o Núcleo Acadêmico Afro e Indígena (NAFRI) e a Coordenação de Extensão do Centro Universitário – CESMAC, participou na manhã de hoje, do I Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena. A temática teve como base […]
Evento contou com a participação de estudantes e professores
Fernanda Bulhões* – Estagiária sob supervisão
A Desenvolve, em parceria com o Núcleo Acadêmico Afro e Indígena (NAFRI) e a Coordenação de Extensão do Centro Universitário – CESMAC, participou na manhã de hoje, do I Workshop Acadêmico Multidisciplinar Afro e Indígena. A temática teve como base a formação e capacitação de negros e indígenas para o acesso ao crédito em agências de fomento. O evento contou com a participação de estudantes, professores e profissionais que aprenderam e debateram sobre o assunto.
O Brasil é um país que tem uma desigualdade social e racial preocupante. Sendo assim, os índices de desemprego e oportunidades acabam tornando o acesso dos trabalhadores às ofertas de postos de trabalho cada vez mais difícil, principalmente aos negros e indígenas que são submetidos a discriminações diante do caráter étnico-racial. Erradicar esses problemas tornam-se um dos maiores desafios das políticas públicas atuais. No entanto, em Alagoas o Governo do Estado tem buscado alternativas para diminuir essas desigualdades através do crédito facilitado e demais ações afirmativas.
Para Daniel Oliveira, assistente de crédito da Desenvolve, encontrar soluções práticas para gerar políticas públicas sobre o assunto é uma das alternativas para erradicar problemas. “O empreendorismo torna-se um caminho de oportunidades para essas pessoas, além de provocar mudanças socioeconômicas efetivas no país. Então, nada melhor, que o mundo acadêmico como lugar ideal para gerar ideias”, finalizou.
Flávio Dória, diretor administrativo e financeiro da Desenvolve, ações como essa são importantes para ajudar essas pessoas, vulneráveis diante da realidade que vivem no intuito de encontrar opções para ter o próprio negócio, gerar renda com as melhores condições de pagamento e as menores taxas do mercado.