Alagoanos vinculados ao programa tiveram a chance de apresentar planos de negócios à agência para avaliação de crédito
Guilherme Omena
Jovens empreendedores que desejam construir seu próprio negócio com formação pelo curso de capacitação do programa Juventude Empreendedora promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) podem contar com a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) para tirar os seus projetos do papel.
Mais de 50 municípios já aderiram ao programa, uma iniciativa do Governo do Estado que tem como meta capacitar cerca de cinco mil jovens entre 18 e 29 anos e visa extrair dos participantes uma veia empreendedora dentro de seus interesses de investimento. A partir daí, eles preparam um plano de negócios que deve ser apresentado na conclusão do curso.
Os participantes que se destacam com projetos viáveis recebem assistência técnica através do Sebrae Empreendedor Individual (SEI) e esse plano então é submetido à Desenvolve para ser avaliado e posteriormente financiado através de linhas de crédito individuais que melhor se adaptem a esses projetos.
“Vamos visitar cada solicitante, entender o negócio e moldar uma linha dentro de suas necessidades”, explicou Thiago Pires, gerente de crédito da Desenvolve. A ação já foi realizada em cidades como Piaçabuçu, Viçosa, Arapiraca e Campo Alegre, tendo como objetivo beneficiar microempreendimentos nesses municípios.
“Já foram recebidos 46 planos de negócios de seis municípios. Estamos em campo, levantando as propostas para em breve realizar a liberação para esses novos empreendedores”, afirmou Thiago.
Segundo Rafael Brito, presidente da Desenvolve, os jovens precisam de mais oportunidades. “Esses aportes são um instrumento importante para que a juventude possa desenvolver todo o seu potencial e colocar idéias inovadoras em prática, além de trabalhar nas raízes do combate ao desemprego e outros problemas”, disse.
Conhecimento financeiro
Paralelamente, a Desenvolve oferta um curso próprio acerca da educação financeira que já passou por Arapiraca e Pão de Açúcar, e acontece regularmente na sede da agência em Maceió. Gratuito e aberto a todos os interessados, o curso traz dinâmicas e expõe ideias voltadas à conscientização e organização das finanças pessoais e profissionais.
As inscrições estão sendo realizadas através da página do Facebook da agência (https://www.facebook.com/desenvolvealagoas/app/730354100328667/).