Psicólogas ministraram palestras e promoveram dinâmicas que estimulam a reflexão e demonstram a importância da saúde mental
Guilherme Omena
As situações do cotidiano mostram que cada vez menos as pessoas conseguem levar a vida de maneira leve. Para lembrar aos seus colaboradores de cuidarem não só da saúde física, mas também da mental, o departamento de recursos humanos da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) está realizando ações voltadas ao debate e a reflexão durante o Janeiro Branco.
Criada por psicólogos em 2014, a campanha aproveita o mês em que tradicionalmente as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas a serem cumpridas durante o ano que está começando para instigar nelas um maior cuidado com o seu bem estar emocional.
Nesta semana, os colaboradores da agência foram convidados a pensar sobre suas vidas e suas relações, suas expectativas em relação ao futuro, suas condições existenciais e suas saúdes físicas, mentais, sociais e espirituais – longe dos tabus – desmistificando a crença popular de que cuidar do psicológico está atrelado a “loucura”.
Segundo as psicólogas Fabiana Amorim e Lígia Cavalcante, responsáveis pela palestra que aconteceu nesta quarta-feira (18), essa é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre a importância de parar e refletir sobre sua qualidade de vida e como estão desenvolvendo suas habilidades de resiliência para alcançar uma vida mais feliz.
“É uma oportunidade para se obter maior clareza das reais necessidades e melhor organização dos pensamentos”, explica a gestora de recursos humanos da agência, Fabiana Melo.
Rafael Brito, presidente da Desenvolve, afirmou que “o compromisso da agência para com os alagoanos se estende também aos seus colaboradores, influenciando e contribuindo de forma positiva para sua saúde e seu dia-a-dia”, disse.