Com recurso do Estado, empresário acredita na geração de mais empregos
Eliete Amâncio
Em São Luiz do Quitunde, região Norte de Alagoas, a cultura de criação de codornas surge como uma alternativa para a geração de emprego e renda. Isso graças à aposta do empreendedor Ronaldo Costa Barroca que cria as aves desde 2012, mas, somente do ano passado pra cá, conseguiu alavancar o negócio.
Em busca de recurso para investir em seu empreendimento, Ronaldo estudou as possibilidades à disposição no mercado financeiro, mas foi na Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) que ele encontrou as melhores condições para a aquisição do crédito.
O objetivo é criar novas oportunidades de trabalho e ampliar a criação com a compra de 30 mil codornas, novas gaiolas e insumos para a fabricação de ração. Atualmente, a Granja Ipiranga possui 80 mil codornas, com produção média de 33 mil ovos por semana, além de gerar emprego para moradores da própria região.
Segundo o proprietário, a granja atende às normas de higiene do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas e, em sua avaliação, isso é imprescindível para assegurar um produto de qualidade e a fidelidade da clientela. “Essa cultura requer cuidados especiais para que a produção seja satisfatória, por isso é necessário sempre estar de olho, especialmente na alimentação das aves e na higienização do local. Isso ajuda muito na produtividade”, afirma.
O fomento no valor de R$ 100 mil, liberado pela Desenvolve através da linha Crédito Competitivo, foi assinado pelo presidente da entidade, Rafael Brito, e pelo governador Renan Filho durante a terceira edição do Governo Presente, no município de Maragogi, no último sábado, 7.
Segundo Brito, o Governo de Alagoas está criando um ambiente oportuno para a disseminação de novos negócios e para a solidificação dos já existentes. “Esse trabalho aponta para um Estado mais forte e baseado numa economia que acontece em todas as regiões e não apenas na capital. Esse modo de trabalhar faz deste governo um exemplo no tocante à crença na força de trabalho e de empreendedorismo do seu povo”, afirmou o presidente da Desenvolve.