Com recurso do Governo, Maria está garantindo sustento da família
Eliete Amâncio
Não faz muito tempo que dona Maria Aparecida dos Santos, dona de casa e moradora do município de Inhapi, no alto Sertão alagoano, não enxergava possibilidade de sustentar sua família. Tudo mudou há pouco mais de um mês quando ela pensou em vender frutas e verduras na porta de sua residência e atender a demanda da vizinhança.
O segundo passo foi dado ao ouvir de uma colega a existência de um grupo chamado A união faz a força, integrante do Programa Alagoas Cidadã, que trabalha pela inclusão socioeconômica e redução da pobreza no Estado, através da metodologia de Grupos de Oportunidades Locais para o Desenvolvimento (Golds).
Maria buscou fazer parte do grupo e, a partir daí, chegou ao setor de crédito da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve). Com o auxílio dos assistentes de crédito, ela teve acesso à linha Microcrédito Desenvolve/BNDES e à sua primeira liberação no valor de R$ 4 mil. O recurso foi empregado na compra de uma quitanda e das primeiras frutas e verduras.
“Só eu e minha família sabemos o quanto esse dinheiro está ajudando a mudar nossa vida. Consigo, todo dia, trazer dinheiro pra casa e comprar o que nós necessitamos: alimento, eletrodomésticos e roupas”, apontou satisfeita a beneficiada que, não hesitou em dizer que, em breve, buscará mais recurso na Desenvolve por considerar a instituição acessível e mais atenciosa com o povo humilde do que os bancos tradicionais.
O presidente da Agência, Rafael Brito, compartilhou a alegria de dona Maria ao declarar sua satisfação em ajudar pessoas menos favorecidas e que, em governos anteriores, estavam à margem da sociedade, sem dispor de recurso e, consequentemente, de dignidade. “Esse é o papel que tem cumprido o governo de Renan Filho e o trabalho da Desenvolve é fundamental nesse momento de transformação social e econômica de Alagoas”, frisou Brito.