Eliete Amâncio A vida de centenas de famílias do município de Inhapi está se transformando com a ajuda das políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado. O fomento para esta mudança tem sido repassado através da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve -, fortalecendo a economia dos pequenos produtores rurais e dos pequenos negócios […]
Eliete Amâncio
A vida de centenas de famílias do município de Inhapi está se transformando com a ajuda das políticas públicas adotadas pelo Governo do Estado. O fomento para esta mudança tem sido repassado através da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve -, fortalecendo a economia dos pequenos produtores rurais e dos pequenos negócios da região.
Esta semana foram assinados 32 contratos que totalizam um repasse de R$ 100 mil através da linha Microcrédito Desenvolve/BNDES. Os beneficiados utilizarão o recurso para a aquisição de animais de pequeno porte, reforma em seus pequenos estabelecimentos comerciais e compra de mercadorias. Outro aporte, de R$ 80 mil, já foi feito para o município, distante 320 quilômetros da capital, no final de 2015.
A liberação foi pautada pelo trabalho desenvolvido pelo Programa Alagoas Cidadã, em favor da inclusão socioeconômica e da redução da pobreza, com base na metodologia de Grupos de Oportunidades Locais para o Desenvolvimento (Golds). O programa foi introduzido pela Desenvolve, tendo como parceiros a Visão Mundial e a Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico (Ande).
A exemplo dos outros pequenos comerciantes da cidade que receberam o recurso, Dona Maria de Lurdes vai investir na compra de mais mercadorias e na reforma do seu mercadinho instalado na entrada de sua residência. “Muitos fregueses procuram produtos que não tenho para vender. Com esse dinheiro vou poder diversificar e atender melhor quem vem comprar no meu mercadinho”, afirmou a proprietária.
Rafael Brito, presidente da Desenvolve, apontou a atuação da Agência como prioritária para o fortalecimento da economia do interior alagoano. “Além de nossa equipe está constantemente em todos os municípios, temos ainda, em boa parte deles, um agente instalado na sala do empreendedor, preparado para atender o público e auxiliar no acesso ao crédito conforme cada caso,” destacou.
Brito ainda mencionou que o apoio aos pequenos é fator condicionante para a economia não estagnar e o Estado continuar a se desenvolver. “Não podemos enxergar Alagoas em uma crescente sem que essa escalada comece pela base. Estamos focando no desenvolvimento dos pequenos negócios, só assim, teremos um Estado, em sua totalidade, fortalecido e amplamente atendido em suas necessidades”, finalizou.