Gestor pautará sua administração pelo apoio, especialmente ao interior
Eliete Amâncio
O administrador de empresas e ex-secretário de Estado do Trabalho e Emprego Rafael Brito assumiu esta semana o cargo de diretor-presidente da Agência de Fomento do Alagoas (Desenvolve), em transmissão feita pelo ex-presidente Antonio Pinaud. Na ocasião, Brito foi apresentado à diretoria e colaboradores da instituição e ressaltou que focará sua gestão favorecendo a liberação de recursos, principalmente, aos pequenos empreendedores.
De acordo com o novo presidente, este é o papel estratégico da Agência como ferramenta de desenvolvimento para o alcance das políticas públicas do Estado. “Vamos ampliar as articulações com o setor produtivo. No atendimento às pequenas empresas, vamos proporcionar não apenas acesso ao recurso, mas também orientação e qualificação”, apontou.
Investimentos
Desde sua criação, no ano de 2009, a Agência já investiu mais de R$ 20 milhões em projetos de fomento ao desenvolvimento e já ultrapassou os R$ 23 milhões em créditos produtivos, beneficiando cerca de 60 mil pessoas em todos os municípios do Estado. Para isso, criou uma rede de parceiros importante para o desenvolvimento de projetos de fomento.
A rede conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin); o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid); o Banco Mundial (WB); o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); a Associação Brasileira das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos âmbitos nacional e local.
“Precisamos redesenhar o papel da agência, consolidando a atuação junto ao plano de governo do Estado. Vamos trabalhar para o desenvolvimento econômico de Alagoas”, afirmou Rafael Brito.