Antonio Pinaud assume a presidência da Comissão de Governança, Gestão, Compliance e Risco
Antonio Pinaud, presidente da Desenvolve/AL
Eliete Amâncio
O diretor presidente da Agência de Fomento do Estado de Alagoas – Desenvolve, Antonio Pinaud, foi indicado na última assembleia realizada pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), para assumir a presidência da Comissão de Governança, Gestão, Compliance e Risco. A ABDE, com sede no Rio de Janeiro, é uma entidade que reúne as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) de todo o país – entre bancos públicos federais, bancos controlados por estados, bancos coorporativos e agências de fomento, além da Finep e do Sebrae. Juntas, essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF).
A indicação favorece, de acordo com Pinaud, a participação do Estado de Alagoas de forma mais ampla nas discussões que definem as estratégias e execução de ações que induzem o fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento. “A meta constante da ABDE é aprimorar a atuação das instituições associadas, facilitando com eficiência o desenvolvimento regional”, afirmou Antonio Pinaud que será empossado formalmente, na próxima semana, quando estará em São Paulo para cumprir agenda na ABDE.
A atual gestão da Desenvolve/AL tem trabalhado para torná-la uma importante referência em prol do desenvolvimento local, estabelecendo metas de atendimento aos que buscam crédito com taxas diferenciadas e facilidade de pagamento. Desta forma, é possível atender aos empreendedores que estão na esfera menos beneficiada pelo sistema financeiro tradicional. A nomeação do presidente da Agência de Fomento alagoana para compor a comissão da ABDE atende ao modelo de governança adotado pelo governador Renan Filho que, diferente da gestão permanente, inclui a sociedade e a posiciona acima do chefe do Executivo e dos secretários. Ou seja, o trabalho, a prestação de contas e os resultados devem ser dirigidos à população.
Antonio Pinaud destacou ainda que sua impulsão em aceitar mais esse desafio é proveniente desta nova maneira de gerir o Estado e valorizar a população. “A tarefa é sacudir a área de desenvolvimento econômico do Estado. Esse é um outro tempo, que merece uma outra missão. Temos que promover o desenvolvimento não para meia dúzia, mas principalmente àqueles que ainda não tiveram oportunidade para investir em seus pequenos negócios e fazer Alagoas despontar para uma nova realidade econômica”, completou o presidente da Desenvolve.