Iniciativa vai ajudar 128 famílias assentadas
Eliete Amâncio
A Unidade Executora de Projetos (UEP) da Desenvolve apresentou nesta sexta-feira (20) o projeto de construção da Beneficiadora de Frutas à nova diretoria da Cooperativa Agrícola de Trabalhadores do Assentamento Massangano, em Maragogi, que atende a 128 famílias e tem como objetivo o incremento da produção e a geração de renda.
O recurso para a construção da Beneficiadora foi resultado da parceria entre a agência de fomento e o BNDES, através do Edital de Apoio aos Projetos de Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda do Estado de Alagoas. Com recursos provenientes do Fecoep e do BNDES, a Desenvolve conseguiu alavancar, para este projeto, R$ 298.000,00 para a construção da Beneficiadora, aquisição de mobiliário, maquinário, equipamentos e um veículo, além de capital de giro para compra de insumos.
De acordo com Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos, o Edital selecionou 15 projetos que contemplam aglomerados produtivos como cooperativas e associações de diversas regiões do Estado e vem sendo acompanhados de perto pela Desenvolve. No caso específico da Beneficiadora, que irá produzir polpas de diversas frutas típicas da região como maracujá, graviola e caju, Leão destaca que “o projeto tem foco no desenvolvimento sustentável dos aglomerados produtivos de baixa renda e é uma alternativa importante para evitar o desperdício das frutas no assentamento”.
A reunião serviu, ainda, para favorecer a transição da antiga para a nova gestão da associação, empossada hoje, e ajudar nos devidos encaminhamentos para a colocação em funcionamento, de imediato, da Beneficiadora. “A responsabilidade do grupo e a dinâmica do trabalho coletivo depende do perfeito entendimento entre os associados. Dessa forma, todos terão seu empenho reconhecido, através de uma porcentagem daquilo que for produzido”, destacou Josinete Cabral, coordenadora de Projetos da Desenvolve.