Resultados da Agência de Fomento foram expostos durante reunião do Conselho de Administração nesta terça-feira
Suzana Gonçalves
O Conselho de Administração da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas reuniu-se, nesta terça-feira (9), para apresentar o balanço geral das ações da instituição no ano de 2014. A reunião ocorreu na sede da Desenvolve e foi comandada pela presidente do Conselho e secretária de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.
Dentre as pautas discutidas na ocasião, destacaram-se a proposta de revisão do Código de Ética da instituição, a apresentação da rentabilidade dos investimentos, o índice de inadimplência das últimas operações, o andamento dos projetos, os principais indicadores econômicos e fatos relevantes ao longo de 2014, além da evolução da carteira de crédito referente à este ano.
“Graças ao empenho do Governo do Estado e a excelente atuação da Desenvolve, o micro empresário em Alagoas tem recebido atenção especial, através dos empréstimos e projetos de desenvolvimento econômico, que têm alavancado os negócios em diferentes regiões do Estado, como evidenciam os resultados”, destacou a presidente do Conselho, Poliana Santana.
Balanço
Até o momento, a Desenvolve encerra o ano de 2014 com o volume de empréstimos liberados na ordem de mais de R$ 23 milhões. Além disso, outros R$ 5,3 milhões estão em fase de análise, cujos investimentos devem ser aplicados na aquisição de novos equipamentos para ampliação de produção, na readequação de infraestrutura e segurança, na expansão e compra de licenças, na aplicação de capital de giro, dentre outros. As operações de crédito contemplam os setores da agricultura, pecuária, serviços e comércio.
O diretor de Desenvolvimento e projetos da Desenvolve, Fábio Leão, explica que os recursos são destinados às cooperativas de crédito que, por sua vez, realizam empréstimos aos pequenos produtores do Estado. “O apoio que demos às cooperativas de crédito permitiu que elas ampliassem seu escopo de atuação, aumentando o número de regiões atendidas e a carteira de clientes e beneficiários”, avaliou.
“Quando o Estado conseguiu expandir os investimentos, as cooperativas tiveram espaço para melhor planejamento e, consequentemente, aplicação mais eficiente dos recursos. Os resultados foram a diversificação dos produtos e a geração de fluxos de caixa diferentes. Isso foi importante tanto para os beneficiários, quanto para as instituições”, complementou Fábio Leão.
Principais Programas
Em 2014, a Desenvolve trabalhou no fomento a diversos projetos, com destaque para o Programa de Desenvolvimento dos APLs de Baixa Renda, que tem por objetivo apoiar financeiramente a execução de projetos de inserção produtiva em Alagoas, voltados para o público de APLs de baixa renda, mediante seleção de projetos.
De acordo com o relatório apresentado na reunião, todas as 15 instituições atendidas nas regiões do Sertão, Zona da Mata, Agreste e Litoral foram continuadas. Como resultado, obteve-se o aumento do número de associados e cooperados, o incremento dos beneficiários do projeto e o consequente aumento da produção.
Os resultados de outras ações também foram apresentados durante a reunião, como o Programa de Apoio à Capitalização de Microcrédito de Alagoas (Procap), que objetiva a expansão e o fortalecimento institucional de organizações operadoras de microcrédito no Estado, o Projeto Alagoas Cidadã, que trabalha na redução dos índices de pobreza e beneficiou 4.800 pessoas neste ano, dentre outros programas.
Os conselheiros preveem ainda a inclusão de novos projetos, dentre eles, a continuidade dos APLs de baixa renda com a abertura de um segundo edital, o apoio a motofretistas e o fortalecimento das cadeias produtivas do leite e derivados, da apicultura e da piscicultura.
“Graças ao trabalho sério, transparente e competente, a Desenvolve conseguiu ter êxito nos resultados e, sem dúvida, hoje serve de exemplo para outros órgãos”, finalizou o vice-presidente do Conselho e diretor-presidente da Desenvolve, Antônio Carlos Quintiliano.