Desempenho da Agência é crescente em todos os setores da economia alagoana
Ana Daniella Leite
Para avaliar os resultados obtidos no último trimestre, o Conselho de Administração da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas reuniu-se, nesta quarta-feira (12), na sede da instituição. Os números apresentados demonstram que o desempenho positivo da Agência é contínuo e que as metas estipuladas para o ano de 2014 serão alcançadas.
O valor do capital social atingiu a marca dos R$ 34,8 milhões, o índice de inadimplência manteve-se estável e dentro dos padrões do mercado financeiro e o volume de crédito concedido desde 2009 já chega aos R$ 17,6 milhões. Atualmente, a Desenvolve possui contratos com os mais diversos setores econômicos do Estado, 387 estão firmados com o comércio; 244 com pessoas físicas; 105 com a agricultura; 56 com a indústria e 54 com o setor de serviços.
Além destes dados, também foi discutida a estratégia a ser utilizada pela instituição durante o período de transição do Governo. Ficou certo que, junto com a diretoria executiva, diretores de todas as áreas da linha de frente do negócio – crédito, fomento, administração – participarão da reunião que irá apresentar à equipe do próximo governo toda estrutura e resultados da Desenvolve desde sua criação, em março de 2009.
Participaram do encontro a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e também presidente do Conselho, Poliana Santana; o diretor presidente da Agência e vice-presidente do Conselho, Antonio Carlos Quintiliano, além dos conselheiros Marden Marques; Eduardo Setton; Marcelo Côrrea; Klécio Santos e Adeildo Sotero. E como convidados, os diretores de Operações, de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve e Administrativo e Financeiro, Maurício Cominotti, Fábio Leão e Marconi Freire.
A Agência
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas S.A é uma instituição financeira não bancária, autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), em 24 de março de 2009. Suas ações são fiscalizadas e reguladas pelo BCB. As Agências de Fomento foram criadas por meio da Resolução 2828/01 do Conselho Monetário Nacional (CMN). É um instrumento exclusivo de execução da política de investimentos do Estado, e trabalha com a missão de “criar soluções para indução e aceleração do desenvolvimento sustentável com inclusão social e produtiva no estado de Alagoas”. Com foco nos empreendimentos nascentes e “nas micro, pequenas e médias empresas, através de estudos, projetos, apoio técnico e crédito”.
Atuando nesses moldes, a Desenvolve prepara e organiza as empresas e organizações produtivas para que acessem o mercado com planejamento, adequação a legislação e organização interna. Para estimular o desenvolvimento regional, promove em suas ações a descentralização da economia, por meio da expansão da sua atuação com linhas de crédito e programas de fomento, que juntos já beneficiaram mais de 40 mil alagoanos, nos 102 municípios do Estado.