Ações do convênio entre a Desenvolve e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foram os temas centrais do evento
Ana Daniella Leite
No último final de semana, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reuniram cerca de 600 pessoas no I Seminário Internacional de Fomento ao Desenvolvimento Regional. No evento, foram apresentadas as ações criadas e realizadas pela Desenvolve nas cadeias produtivas do Leite e da Ovinocaprinocultura, no setor da agricultura periurbana, no fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), além dos projetos Alagoas Cidadã, Economia da Praia e a Convocatória da Microindústria.
O seminário, realizado no Hotel Ritz na sexta-feira (1º) e no sábado (2), fez parte do cronograma de atividades do convênio firmado entre o Governo de Alagoas e o BID, em 2009, para fomentar iniciativas privadas no Estado. O convênio contribuiu para o desenvolvimento econômico de Alagoas, através da ampliação, diversificação e modernização empresarial das micro, pequenas e médias empresas nos últimos cinco anos.
“Este evento marca uma etapa importantíssima na existência da Desenvolve. Nossa principal missão é trabalhar para o desenvolvimento de Alagoas, e nos orgulha muito ter parcerias como a do BID e seu Fundo Multilateral de Investimento (Fomin), que apostam no Estado de Alagoas”, afirmou o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano.
O governador Teotonio Vilela Filho, que participou da programação, destacou a importância do convênio firmado entre as instituições para o fortalecimento e o aumento do número das micro, pequenas e médias empresas em Alagoas. “O trabalho da Desenvolve nos trouxe um resultado extraordinário no quesito criação empresas. O estado possuía 8 mil micro, pequenas, médias empresas, e hoje são mais de 80 mil. São 30 mil famílias e negócios contemplados com o crédito e o microcrédito nos 102 municípios alagoanos”, afirmou o governador.
O convênio, executado pela Agência de Fomento de Alagoas, investiu na economia alagoana um montante não reembolsável de U$$ 5,4 milhões (cinco milhões e quatrocentos mil dólares), sendo U$$ 2,2 milhões do Fundo Multilateral de Investimentos do BID (Fomin) e o restante de contrapartida do Estado, através do Fecoep (Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza) e da Desenvolve. O propósito era consolidar um modelo inovador de Agência de Fomento mista, que gerasse iniciativas piloto, promovesse a inclusão econômica e facilitasse o desenvolvimento competitivo dos pequenos negócios.
Também participaram do Seminário Internacional a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, o especialista setorial sênior do BID, Ismael Gílio, representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), representantes do Sebrae/AL e representantes de cooperativas, associações e federações do estado.
“Gostaria de parabenizar o Governo do Estado pelo projeto muito bem desenvolvido, que contribuiu para o desenvolvimento de tantas famílias e negócios. A equipe da Desenvolve sempre foi muito técnica e dedicada na gestão desse convênio”, disse Ismael Gílio, especialista do BID.
Para a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, os resultados obtidos e apresentados pela Desenvolve já a colocam em posição de referência no setor de crédito. “A Desenvolve já é uma grande agência e em determinadas áreas já é referência. Aproveito para agradecer ao BID e colocar a Seplande e a Desenvolve à disposição para novas parcerias que visem o fortalecimento da economia alagoana”, afirmou.