Desenvolve oferece microcrédito com juros baixos e com até dois anos para pagar a microempreendedores que produzem artesanatos
Victor Lima
A Desenvolve – Agência de Fomento disponibiliza microcrédito de até R$ 15 mil reais para os artesãos de Pontal da Barra, em Maceió. Mais de mil artesões podem ser beneficiados pela linha Desenvolve/ BNDES direcionada a atender Micro, Pequenos e Médios empreendedores.
Os beneficiados terão até 24 meses para pagar, com taxa de juros de 1,4% ao mês. A liberação do microcrédito tem como objetivo valorizar e incentivar os trabalhos de artesanato, tipicamente alagoano e que ocupa importante posição na economia da comunidade.
Para a artesã Rénia Soares, que trabalha com a produção de filé, a linha de microcrédito da Desenvolve vem sendo muito importante para o desenvolvimento da comunidade de Pontal da Barra. Rénia explica que o capital de giro disponibilizado auxilia nos diversos tipos de investimentos para melhorar a produção do artesanato.
“Com mais de 10 anos de loja, ainda não tinha recebido tanta atenção de uma instituição financeira como recebi da Agência de Fomento. Com este crédito pude oportunizar melhor a minha visão empreendedora”, aponta a artesã.
O incentivo ao artesanato às margens da Lagoa do Mundaú vai além das vendas realizadas na capital Alagoana. Os produtos feitos com rendas e bordados, produzidos em Maceió, hoje estão sendo comercializados em lojas de São Paulo, Minas Gerais, Recife e até no Chile, sendo esta uma importante produção para a economia Alagoana.