Aproximadamente 16% das operações da Desenvolve são voltadas para o setor; Em 2013, esta estatística ficou por volta dos 70%
Victor Lima
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas liberou 16% de suas operações de crédito para o setor de Comércio e Serviços, só em 2014. Já em 2013, foram 70% dos contratos direcionados para este mercado. Estes dados demonstram a contribuição da instituição no crescimento de vendas do comércio varejista em Alagoas. A agência, que tem por finalidade promover o desenvolvimento do Estado, já investiu R$ 5 milhões em crédito para os pequenos negócios, só no primeiro trimestre deste ano.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados na quinta-feira (15), indica um índice de crescimento do setor de 9,7% no primeiro trimestre de 2014.
A pesquisa também aponta a variação de doze meses, entre março de 2013 e março de 2014, com alta de 8,6% no Estado, com desempenho também crescente no terceiro mês do ano de 0,8%. No ano anterior, o comércio alagoano apresentou um crescimento de 4,1%, durante o mesmo período, sendo classificado como o sexto maior desempenho do País.
De acordo com o presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a atuação da agência vem crescendo substancialmente e colabora com a alta dos índices divulgados. “A atuação da Agência tem como finalidade preparar as empresas para que possam acessar o mercado de maneira planejada, contribuindo para o favorecimento de condições mercadológicas dos empreendedores alagoanos”, afirmou.
Ainda segundo Antonio Carlos Quintiliano, esse crescimento do comércio se deu graças ao envolvimento do Estado visando o desenvolvimento, seja por meio da Agência de Fomento, Bancos de Desenvolvimento ou programas do governo. “A Desenvolve partilha deste crescimento nas vendas do comércio e é parceiro do empreendedor alagoano”, pontuou.