Encontro, realizado no Rio de Janeiro, discutiu assuntos pertinentes ao Sistema Nacional de Fomento
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, representada pelo seu diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão, participou, no inicio desta semana, da 180ª Reunião da Diretoria da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE. Na pauta do encontro estava a discussão de diversos assuntos pertinentes às atividades do Sistema Nacional de Fomento.
O objetivo da reunião, a primeira da nova formação da diretoria, foi colocar todos os participantes a par do histórico da associação, bem como de seu funcionamento interno. Além de apresentar a entidade, outros temas também foram tratados, como a revisão do planejamento estratégico e o fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento.
Iniciando os trabalhos, o presidente da associação Carlos Henrique Horn e o superintendente Marco Antonio, apresentaram a situação financeira e as ações em andamento pertencente ao planejamento estratégico da instituição.
Após a apresentação inicial, a empresa Textual, contratada pela ABDE para trabalhar com a assessoria de imprensa da instituição, as ações de promoção e comunicação, destacando as últimas aparições em mídia nacional.
“A Desenvolve vem participando ativamente do fortalecimento da ABDE, visando auxiliar a associação a ser referência como instituição voltada para o desenvolvimento sustentável do país”, destacou Fábio Leão.
Base de dados
Durante a reunião, a diretoria da ABDE propôs também a criação de uma base de dados chamada “InfoABDE” sobre informações da carteira de crédito das Associadas. Desta forma, serão disponibilizadas informações macro, como: volume emprestado tamanho da carteira; setores; região; porte das empresas; inadimplência, etc.
De acordo com Fábio Leão, “a partir deste banco de dados, será possível elaborar políticas públicas, projetos e programas e alimentar o próprio Banco Central quanto a regulamentos específicos para as Agências de Fomento de todo o país”.
A Associação
A ABDE foi fundada em março de 1969 em Araxá (Minas Gerais), durante o I Congresso Brasileiro de Bancos de Desenvolvimento, com o propósito de unificar os esforços dos bancos estaduais e com o intuito de sensibilizar as autoridades nacionais pela obtenção de regulação específica para essas instituições.
A entidade cumpre o papel de aglutinadora das forças desse colegiado, cujo propósito é o financiamento do desenvolvimento, oferecendo representação institucional junto a outros entes públicos e privados, com vistas à defesa de interesses comuns de seus associados, e aperfeiçoamento técnico e integração, o que propicia a existência de um sistema homogêneo e eficaz (respeitadas as peculiaridades locais).