#desenvolvealagoas

Nossas
novidades

Desenvolve acompanha andamento de obras em Maragogi

Desenvolve acompanha andamento de obras em Maragogi

Construções, contempladas em edital da Agência de Fomento, foram retomadas em assentamentos agrícolas

Desenvolve acompanha andamento de obras em Maragogi

Victor Brasil

Com o objetivo de avaliar e controlar a execução dos recursos liberados através do Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Baixa Renda, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (19), uma visita técnica às associações de trabalhadores rurais dos assentamentos Massangano e Dandara, em Maragogi.

Ambas as associações foram contempladas com recursos não reembolsáveis do Edital, fruto de uma parceria da Desenvolve, Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Segundo a coordenadora de Microfinanças da Desenvolve, Josinete Cabral, o objetivo da visita é avaliar o andamento das obras contempladas pelo edital. “As associações encontraram alguns gargalos no decorrer das construções, como o abandono da obra por parte da construtora que não cumpriu totalmente com o contrato. Mas, em comum acordo, os associados resolveram dar andamento ao projeto para que o objetivo fosse alcançado”, explicou.

Os recursos aprovados no Edital para as associações Massangano e Dandara foram de aproximadamente R$ 300 mil cada, dos quais foram liberados até o momento apenas 50%.

“As construções fazem parte do projeto que envolve outras ações, como a aquisição de computadores e veículos utilitários para o transporte de mercadorias, treinamentos e capacitações, que estão acontecendo dentro do cronograma previsto”, enfatizou Josinete Cabral.

Retomada das obras

Devido aos problemas encontrados durante a execução deste item do projeto, os próprios membros da associação resolveram dar continuidade às construções em formato de mutirão. “Essa foi a melhor resolução que encontramos, pois temos muito interesse em continuar com o projeto, que vai beneficiar todos os assentados da região”, garantiu Manoel Correia, presidente da Associação Massangano.

De acordo com Manoel Correia, as obras foram retomadas no inicio desta semana e a meta é concluir a construção da casa de beneficiamento de frutas até o inicio de dezembro. “A meta é acelerar esta construção para que possamos incrementar a nossa produção e aumentar a venda e, assim, melhorar a renda de todos os associados”, enfatizou.

Enquanto isso, na Associação Dandara, os associados também estão otimistas e acreditam que o regime de mutirão deu maior gás para a obra e esperança para os associados. “Nossa expectativa é que, até o próximo final de semana, 70% da construção esteja concluída. Queremos fazer o possível para concluir este projeto”, afirmou o vice-presidente da associação, Antônio dos Santos.

APLs de Baixa Renda

O edital, lançado em janeiro de 2011, selecionou 15 projetos de diversas regiões do Estado, que estão sendo acompanhados pela Desenvolve e contemplam aglomerados produtivos que visam o incremento da produção, geração de renda e articulação com o mercado.

Os recursos não reembolsáveis do Edtial fecharam em um valor total de R$ 5 milhões e são provenientes 50% do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza do Estado de Alagoas (Fecoep) e 50% do Fundo Social do BNDES.

Logo Desenvolve Alagoas

Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas

Todos os direitos reservados.
Rua Deputado José Lages, 972, esquina com José Júlio Sawer,
Ponta Verde - Maceió/AL

Como chegar

Social

(82) 3315-3468
Telefone Geral

3315-2486
Ouvidoria

8h às 14h
Horário de Funcionamento (Presencial)

8h às 17h (Sexta-feira: 8h às 14h)
Horário de Funcionamento (Via WhatsApp / Telefone)