Parceria estratégica foi reafirmada em reunião, nesta segunda-feira (8), entre a Agência de Fomento e secretarias municipais
Victor Brasil
Pensando em fortalecer, organizar e estruturar o setor do artesanato em Maceió, representantes da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e da Prefeitura Municipal estiveram reunidos, nesta segunda-feira (8), para estudar formas de atuação e futuras ações conjuntas. A ação faz parte do cronograma de atividades em conjunto entre a instituição financeira e os diversos órgãos do município.
Segundo o diretor presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a entrada da Agência de Fomento neste projeto é importante e cumpre com o objetivo de auxiliar na solução e promoção da economia do estado. “Nosso papel é orientar e apoiar a prefeitura nas suas ações, visando ser formuladora de soluções práticas e indução da economia do nosso estado”, enfatizou.
Durante o encontro, as equipes discutiram a atual situação do comércio de artesanato na capital alagoana e firmou o compromisso de avaliar possibilidades que visem às melhorias em estrutura, padronização, formalização e acesso ao crédito.
Para o secretário da Sempla, Manoel Messias, a parceria com a Desenvolve neste processo é fundamental para o fortalecimento das ações. “Queremos colher o máximo de informações possíveis e, junto à Agência de Fomento, vamos buscar dar condições pedagógicas para que os comerciantes possam desenvolver os seus negócios”, disse.
Linha de Crédito
Juntamente às ações de padronização e formalização que estão sendo estudadas pelos órgãos envolvidos, a Desenvolve está analisando as chances de lançar no mercado uma linha de crédito especial para este setor.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão, a ideia inicial é disponibilizar um valor de até R$ 15 mil para investimento em capital fixo e de giro. “Juntamente à proposta de empréstimo, estaremos preparando um plano de negócio para estes comerciantes e acompanhando toda a sua evolução”, explicou.
Para a secretária da Semtabes, Solange Jurema, a chance é importante para formalizar e guia estes empreendedores para o sucesso dos negócios. “Vamos contar com o auxilio da Desenvolve para criar um pensamento positivo neste setor e transformar os comerciantes em verdadeiros empresários”, destacou.
Na ocasião, ficou definido que os órgãos vão apurar mais informações para que na próxima semana, em uma nova reunião, tracem as metas e o cronograma das ações.