Produto será elaborado pela Desenvolve e conta com a parceria da Seagri e CPLA
Victor Brasil
O diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, Fábio Leão, participou de mais uma reunião voltada para o fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite de Alagoas. O encontro, realizado nesta quarta-feira (26), teve como pauta o alinhamento das condições para financiamento dos laticínios que fazem parte do Programa do Leite e integram a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA).
A reunião contou com a presença do presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, e da representante do Programa do Leite pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Andréia Peixoto.
Segundo o diretor Fábio Leão, a Desenvolve criará uma linha de crédito que vai atender ao programa, de modo que os pequenos pecuaristas e os laticínios tenham à disposição um fundo rotativo para garantir a continuidade das operações, sem nenhuma interrupção.
A Desenvolve já está operando também outra linha de crédito para os pequenos pecuaristas de todas as regiões do Estado, que façam parte da rede da CPLA. Os agricultores adquirem animais para ampliação de seu rebanho como forma de incrementar a produção de leite para o Programa do governo.
“Com isso, cada vez mais, estamos contribuindo com o incremento da renda dos pequenos agricultores, com a venda para as prefeituras e com o fortalecimento do programa do leite. Além disso, estamos contribuindo para a evolução das associações e cooperativas de Alagoas”, enfatizou Fábio Leão.
Programa do Leite
O Programa do Leite em Alagoas foi criado em 2002 e beneficia mais de 53 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do Estado. Cada família assistida recebe 1 litro de leite por dia e essa distribuição é feita seguindo os critérios estabelecidos pelo Programa.
Por isso, recebem o leite: gestantes, nutrizes, crianças até seis anos e idosos sem aposentadoria. Para auxiliar na distribuição, o Programa do Leite conta com vários parceiros voluntários espalhados por todas as cidades, entre eles, igrejas, associações de bairros, prefeituras e a pastoral da criança.