Dentro das possibilidades de parceria estão o fortalecimento do artesanato e a reorganização econômica da orla da capital
Victor Brasil
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas recebeu, nesta terça-feira (18), o secretário municipal do Planejamento e do Desenvolvimento de Maceió, Manoel Messias Costa, com o objetivo de alinhar ações conjuntas entre os dois órgãos. A reunião compõe o cronograma de atividades de integração entre a instituição financeira e a atual gestão da capital.
Segundo o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a ideia da instituição é agir em conjunto com os demais órgãos, tanto do Governo do Estado quanto da prefeitura, com o objetivo de auxiliar na elaboração de políticas públicas e soluções para o desenvolvimento. “Cada vez mais estamos trabalhando em parceria com as secretarias estaduais e municipais para acelerar o crescimento de Maceió e, sobretudo, de Alagoas”, enfatizou.
Durante a reunião, o secretário Messias Costa explanou as ações e projetos da prefeitura para que fossem geradas ideias de trabalho conjunto com a Desenvolve. “O desejo do prefeito Rui Palmeira é aumentar a sinergia entre a prefeitura e o governo do Estado visando otimizar os serviços comuns e elaborar um plano de ação priorizando o fortalecimento das ações já existentes”, disse.
Primeiras ações
Dentro das possibilidades de parcerias debatidas durante a reunião, estão a reorganização econômica da orla de Maceió e o fortalecimento e organização do artesanato da cidade.
Para o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, a proposta inicial é trabalhar em conjunto na criação de um projeto de fomento, atrelado a uma linha de crédito, que beneficie esses setores da economia.
“Vamos estudar uma forma cabível para adaptar nossos produtos para as necessidades dos setores econômicos e caminhar de mãos dadas com as ações da prefeitura”, explicou Fábio Leão.
O diretor-presidente Antonio Carlos Quintiliano lembrou ainda que a Desenvolve já possui ações voltadas para a reorganização econômica da orla de Maceió, através do programa Economia da Praia. “Fica muito mais fácil para a gente trabalhar quando já se tem um escopo montado e em andamento, desta forma vamos direcionar as ações para também atender as novas demandas”, enfocou.
Ao final do encontro, ficou definido um novo cronograma para apresentação das propostas de projetos de ambas as partes. A próxima reunião, marcada para o início de julho, contará ainda com a participação das secretarias municipais do Turismo e do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.