Programa irá financiar cinco estabelecimentos proporcionando crescimento do segmento na região
Daniel Albuquerque
Com o intuito de fortalecer o segmento da fruticultura no interior do Estado, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas realizou na segunda-feira (8) uma visita técnica às casas de frutas na cidade de Maragogi. Os estabelecimentos já existentes na comunidade servirão como início das ações da Desenvolve junto à Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro).
A atuação será por meio do Programa de Apoio à Implantação de cinco casas de frutas. Atualmente, existem seis em funcionamento na região, que são operacionalizadas por famílias pertencentes à cooperativa. “Ainda estamos em fase de elaboração do escopo do programa. A visita serviu para identificar o potencial da região e verificar quais as necessidades e demandas que serão atendidas pelas casas de frutas que implantaremos”, afirmou o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão.
De acordo com ele, o programa irá possibilitar uma menor perda ao produtor e à cooperativa. “Com a implantação das casas, não irá existir mais o deslocamento da colheita até o local de armazenamento, permitindo um melhor aproveitamento do produto”, destacou.
O diretor também afirma que esta ação será um passo importante para o desenvolvimento do segmento na região. “As 11 casas de frutas em operação irão proporcionar uma maior geração de renda para a comunidade local. O trabalho da Desenvolve é focado na construção de políticas públicas que permitam desenvolvimento de todos os segmentos da economia alagoana”, completou Fábio Leão.