Grupo decide que Sebrae e outras instituições financeiras privadas devem ser convidadas a comparecer aos demais encontros.
Daniel Albuquerque
Na manhã desta segunda-feira (01), a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas participou da reunião do Comitê de Investimento e Financiamento do Fórum Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Alagoas (Fempe). No encontro, ficou definido que o Sebrae Alagoas será membro efetivo em todos os comitês do fórum.
Durante a reunião, o grupo propôs que as demais instituições financeiras privadas também participem dos encontros. “Esta iniciativa é muito importante, pois assim as outras instituições ficam por dentro das discussões e podem realizar a atualização da cartilha com suas linhas de créditos disponíveis. É necessário que o empresário tenha em mãos todas as possibilidades de financiamento”, afirma Bruno Souza, representante da Desenvolve na reunião.
A cartilha trata-se de um manual com os principais produtos e serviços financeiros disponibilizados pelas instituições bancárias oficiais aos pequenos negócios. A intenção do comitê é mantê-la atualizada no intervalo de seis meses, na forma impressa, e trimestralmente no site do fórum.
Durante a reunião, o comitê também abordou sobre a possibilidade de criação de uma linha de crédito específica para o Projeto de Agentes Locais de Inovação (ALI). Bruno Souza afirma que esta demanda é viável, com recursos da Financiadoras de Estudos e Projetos (Finep), porém ainda será estudada e definida a forma que será apresentada.
O programa da ALI é um novo modelo de atendimento que visa fomentar a inovação em produtos, processos e gestão, junto à Micro e Pequenas empresas do Estado de Alagoas. O objetivo dos agentes é mudar a forma de pensar do empresário, apresentando a importância das práticas inovadoras dentro da empresa, com soluções para os problemas organizacionais dos empreendimentos.
Para finalizar a pauta do encontro, o grupo tratou sobre o Projeto de Ecoturismo em Santana de Ipanema. O objetivo é fomentar recursos para formalizar o serviço e investir na estrutura da cidade, em hotelaria, serviços e restaurantes.
O comitê marcou outra reunião para o dia 16 de abril, para seguir com as propostas de investimento e financiamento para o desenvolvimento do estado.