Guilherme Omena Desde o seu surgimento, em 2004, milhares de alagoanos foram beneficiados pela Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve). Não apenas através de tomadas de crédito, mas de um financiamento planejado minunciosamente para que cada pequeno produtor ganhe a capacidade de erguer seu negócio sustentavelmente e cresça cada vez mais. Após a realização de […]
Guilherme Omena
Desde o seu surgimento, em 2004, milhares de alagoanos foram beneficiados pela Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve). Não apenas através de tomadas de crédito, mas de um financiamento planejado minunciosamente para que cada pequeno produtor ganhe a capacidade de erguer seu negócio sustentavelmente e cresça cada vez mais.
Após a realização de pesquisas por parte da equipe de crédito da agência, viu-se a necessidade da criação de um material educacional para ser associado ao atendimento, incentivando os requerentes a manter um planejamento financeiro pessoal do seu empreendimento e aplicarem ao seu cotidiano.
Esse material foi distribuído pela primeira vez junto a uma oficina ministrada pelo economista e analista de crédito Dackson Sousa junto a Gabriel Lumba e Carolyna Arruda, integrantes da Unidade Executora de Projetos da agência, que trataram sobre educação financeira a partir de uma nova abordagem comportamental, ensinando aos participantes a equilibrar a sua vida e finanças para conseguirem realizar seus sonhos.
A discussão trouxe a ideia de uma reorganização não só no âmbito profissional de cada um, mas também na sua vivência pessoal. “Acima de tudo, a educação financeira exige que sejamos extremamente racionais. Somos criados numa cultura em que, mesmo inconscientemente, ter dinheiro é sinônimo de poder. E quando esse dinheiro chega, existe a ilusão de que podemos gastar. É preciso racionalizar antes de qualquer coisa, seja para o financeiro ou qualquer outro tipo de planejamento, desconsiderando o lado emocional”, afirmou Carolyna Arruda, membro da Unidade Executora de Projetos da Desenvolve.
Ainda segundo Carolyna, o treinamento proporcionou aos participantes uma visão sobre a relação entre comportamento, consumo e reserva financeira, sendo o foco principal a importância de um planejamento adequado para a formação de uma reserva que contemple a geração de renda no futuro, na qual seja suficiente para manter um padrão, a fim de enfrentar qualquer imprevisto com tranquilidade.
“Um dos grandes motivos da quebra das empresas é a falta de informação, e eu fiquei muito feliz com essa iniciativa da Desenvolve. Eu não conhecia a fundo tudo que [a agência] tinha para oferecer, mas é uma oportunidade de portas abertas, gratuita, além de todo um material dado que é um diferencial para a gente que está começando um negócio”, relatou a administradora Gabriela Ferreira, uma das participantes.
“São frequentes os questionamentos das pessoas em relação ao financeiro e sempre reafirmo que com conscientização e disciplina, os reflexos são diretos na vida dos colaboradores e na hora de gerir os negócios”, ressaltou Rafael Brito, presidente da Desenvolve.