Parte da iniciativa está na capacitação dos líderes comunitários
Eliete Amâncio
A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) promoveu nesta segunda-feira (20) um treinamento a líderes comunitários das grotas de Maceió como parte das ações que integram o Programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças, do Governo do Estado. O intuito é transformá-los em agentes de crédito que promovam a transformação do cenário econômico daquelas áreas.
Vinte e cinco líderes comunitários das grotas dos bairros do Salvador Lyra, Benedito Bentes, Fernão Velho, Jardim Petrópolis, Bebedouro, Sítio São Jorge, Trapiche da Barra, Jacintinho, Ponta Grossa e Chã da Jaqueira receberam a capacitação.
O cronograma de treinamento se estenderá a todos os líderes comunitários que representem as grotas. “Aprendi muita coisa aqui e vou levar para as pessoas da comunidade com as quais trabalho e dialogo todos os dias, comerciantes que necessitam de apoio para permanecerem com seus negócios ativos”, afirmou Jalmeri dos Santos, líder comunitário do Benedito Bentes.
Pegando gancho no depoimento do líder Jalmeri, Rafael Brito, presidente da agência, disse que a Desenvolve nunca experimentou um momento como este, em que passa da postura passiva para a ativa, agindo como proponente de ações e uma verdadeira transformação da realidade econômica do Estado de Alagoas.
Rafael afirmou ainda que com esta ação os líderes passam a ser agentes multiplicadores da atuação da agência. “Dentro de cada comunidade, eles simbolizam o elo entre o Governo do Estado e os interesses da população. São os líderes que ouvirão as principais demandas socioeconômicas dos pequenos empreendedores e ajudarão a traçar a melhor estratégia de liberação de recurso”, apontou o presidente.
Uma nova capacitação acontecerá na próxima quinta-feira (23), na sede da Desenvolve, para outros 40 líderes comunitários. Segundo a gerente da Unidade Executora de Projetos da agência, Josinete Cabral, a ideia é fomentar a economia solidária em todas as comunidades carentes da capital. “Esse projeto trabalha com um conceito diferenciado, onde estamos capacitando pessoas da própria comunidade, que conhecem aquela realidade”, disse Josinete.
O enfoque da ação vai além de intensificar a ação do Governo dentro dessas regiões, áreas até então esquecidas pelo poder público. Propõe diagnosticar os problemas e as potencialidades das comunidades, realizando ações pensadas para fomentar a economia local.
Com o término das capacitações, um termo de parceria será assinado com as associações comunitárias para formalizar o trabalho de prospecção dos agentes capacitados dentro das comunidades.