Programas de fomento são pautas de debates com a Seplande e prefeitura de Coruripe
Victor Lima
Os artesãos do Pontal do Coruripe podem contar com o auxílio da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas para manter o resgate cultural, a qualidade, inovação e a produtividade que oferecem em seus artesanatos.
Em reunião com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Economia Solidária de Coruripe, Manoel Santos, e a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), representada pela diretora de Design e Artesanato, Dyslene Teles, a Desenvolve irá auxiliar os artesãos com programas de fomento e crédito acompanhado.
Durante o encontro foram discutidos a necessidade de critérios, adequação, programação e treinamento dos artesãos, para que tenham acesso às linhas de crédito produtivo e possibilidades de financiamento de suas atividades.
A Desenvolve, por intermédio do diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão, disponibilizou-se para acompanhar e orientar os produtores desde a construção do plano de negócios até a negociação para cada financiamento oferecido.
“Podemos injetar os recursos necessários para atender estes produtores, mas também faremos o acompanhamento de todo o processo, com sugestões e soluções que melhor atendam os artesãos de Coruripe”, afirmou Fabio Leão.
Necessidades dos artesãos
O secretário Manoel Santos, que também representou a Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Coruripe (Adelisco), se predispôs a fazer a articulação entre os artesãos e a Desenvolve na realização de financiamentos e projetos. “Precisamos montar um programa que atenda os artesãos, no que realmente precisam, que é o capital de giro”.
Ao término da reunião ficou acordada a criação de um termo de cooperação técnico-operacional entre a Desenvolve e a prefeitura de Coruripe, mantendo assim o alinhamento e a parceria com a Seplande e a Adelisco.