Créditos voltados ao fomento foram ratificados durante a primeira edição do Governo Presente
Eliete Amâncio
A Desenvolve, como membro integrante do Governo de Alagoas, participou nos dias 29 e 30 de maio, da 1ª edição do Governo Presente, ação do governador Renan Filho com o intuito de aproximar a administração pública da população do interior, colocando à disposição os principais serviços dos órgãos estaduais. Cumprindo seu papel de fomentar o desenvolvimento econômico, a Agência marcou presença esclarecendo aos presentes as linhas de crédito e de financiamento disponíveis, além de apresentar casos de sucesso que só foram possíveis graças a liberação de recursos da Desenvolve.
Todos os setores da Agência estiveram envolvidos diretamente nesta atividade que propiciou ao povo do Agreste alagoano a possibilidade de conhecer e avaliar a disponibilidade de crédito que podem solicitar para seus pequenos empreendimentos. O diretor presidente da entidade, Antonio Pinaud, fez questão de acompanhar a ação governamental que, em sua opinião, é decisiva para fortalecer a economia e oportunizar crescimento aos empreendedores do interior, incluindo trabalhadores rurais.
Na ocasião, Pinaud, juntamente com o governador Renan Filho e a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, assinaram um Ato Declaratório para o fortalecimento do crédito produtivo e orientado. Neste documento consta o comprometimento dos entes envolvidos de proporcionar, através de um esforço conjunto, a liberação de crédito para impulsionar o Programa da Cadeia do Leite, com destaque para a reativação das Casas de Farinha e seu retorno financeiro para a economia local.
Além dos produtores de leite e dos proprietários de Casas de Farinha, também foram contemplados pelo Ato Declaratório, a Indústria de Sucos e Laticínios Bom Dia (Batalha), o Laticínio Mont Rey (Major Izidoro), a Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Olho D’aguinha (Delmiro Gouveia), o Ateliê Artur Cavalcante (Arapiraca), o Mercadinho Nossa Senhora Aparecida (Taquarana), Castor Hair Fashion (Arapiraca) e o Restaurante A Soparia (Arapiraca). O montante do recurso liberado pela Desenvolve para estes empreendimentos foi de R$ 3.296.482,00.
Antonio Pinaud fez um destaque especial para ação do Governo do Estado. “Ações como esta mais do que aproximar o povo do governo, favorecem a abertura de novos negócios através do conhecimento que a população adquire para elevar sua qualidade de vida. No nosso caso, em especial, o foco é gerar ocupação, emprego e renda. Por isso, daremos prioridade aos empreendedores do interior a fim de transformá-los autossuficiente em suas respectivas áreas”, completou o presidente da Desenvolve.