Com o encerramento do programa de Apoio ao Fomento de Iniciativas Privadas, instituição avalia ações executadas
Victor Lima
A auditoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) avaliou esta semana os processos e serviços executados pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, previstas no convênio de Apoio ao Fomento de Iniciativas Privadas no Estado de Alagoas, firmado com o Governo do Estado.
O auditor José Humberto Cunha, que está acompanhando e avaliando os resultados indicados pela Desenvolve, pontuou que a visita é mais uma etapa para o encerramento do convênio, que resultará na confecção de um relatório final e indicará a realização das ações da Agência de Fomento de Alagoas durante a execução dos projetos.
“O objetivo é verificar a conformidade dos desembolsos e contratações executados durante o programa, para validar as informações financeiras a serem repassadas para o Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin)”, indicou o auditor do BID.
O diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, explicou que o convênio será finalizado no dia 25 de agosto, cuja duração será de cinco anos. O acordo contribuiu para o desenvolvimento econômico do Estado com a diversificação e a modernização empresarial das micro, pequenas e médias empresas.
“O propósito deste programa é consolidar um modelo inovador de agência de fomento mista, para promover a inclusão econômica e facilitar o desenvolvimento competitivo dos pequenos negócios em Alagoas”, afirmou.
Quintiliano disse ainda, que o acompanhamento da auditoria encerra mais uma parceria de sucesso e abre portas para o aporte de um novo projeto, junto ao BID, visando o crescimento e o desenvolvimento do Estado de Alagoas.
Seminário
A Desenvolve apresentou, na primeira semana de agosto, o I Seminário Internacional de Fomento ao Desenvolvimento Regional, no Hotel Ritz. A atividade fez parte do cronograma de atividades do convênio firmado entre o Governo de Alagoas e o BID, em 2009, para fomentar iniciativas privadas no Estado.
Durante o evento, foram apresentadas as ações criadas e realizadas pela Desenvolve nas cadeias produtivas do Leite e da Ovinocaprinocultura, no setor da agricultura periurbana, no fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), além dos projetos Alagoas Cidadã, Economia da Praia e a Convocatória da Microindústria.
O convênio, executado pela Agência de Fomento de Alagoas, investiu na economia alagoana um montante não reembolsável de U$$ 5,4 milhões, sendo U$$ 2,2 milhões do Fundo Multilateral de Investimentos do BID (Fumin) e o restante de contrapartida do Estado, por meio do Fecoep (Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza) e da Desenvolve.