Reunião colocou em pauta assuntos gerais que englobam a gestão da Agência de Fomento de Alagoas
Victor Brasil
Na manhã desta terça-feira (25), o Conselho de Administração da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas realizou mais uma reunião de rotina para avaliar o andamento e a evolução das ações da instituição. O principal destaque do encontro foi a divulgação do baixo nível de inadimplência e o resultado do projeto para fortalecimento da cadeia produtiva do leite.
Segundo o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e presidente do Conselho da Desenvolve, Luiz Otavio Gomes, esta reunião serviu para comprovar o belo caminho que a instituição vem fazendo e a forma que ela vem contribuindo para o crescimento sustentável de Alagoas.
“Apesar de ser uma agência pequena, a Desenvolve tem seus objetivos práticos muito bem definidos e vem cumprindo com todos eles. Desta forma, ela está proporcionando maior desenvolvimento para os pequenos negócios do estado e contribuindo com o Governo de Alagoas para o fortalecimento econômico e sustentável”, enfatizou Luiz Otavio Gomes.
O primeiro assunto discutido pelos conselheiros foi a aprovação da Política Interna de Segurança da Informação. O documento foi apresentado pelo gerente de Compliance da instituição, Wilson Watanuki, e entregue pelo diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano.
“O objetivo dessa política é estabelecer diretrizes que permitam aos colaboradores seguirem padrões de comportamento relacionados à segurança da informação adequados às necessidades de negócio e de proteção legal da empresa e do indivíduo”, explicou Wilson Watanuki
Para Antonio Carlos Quintiliano, o bem mais importante que as empresas possuem, sem dúvida, são as informações gerenciais, sendo muito importantes para a tomada de decisões. “É através de uma política de segurança bem elaborada que podemos minimizar problemas e conscientizar melhor os colaboradores e, portanto, deve ser aplicada em todos os setores da instituição”, disse.
Baixo nível de inadimplência
Na ocasião, o diretor de Operações da Desenvolve, Maurício Cominotti, apresentou uma planilha sobre as operações de recuperação de crédito. O destaque foi para o baixo índice de contratos em atraso com mais de 60 dias passados após o vencimento do pagamento.
O documento apresentado aponta que a instituição esta com um índice de apenas 1,24% dos recursos liberados em atraso. De acordo com Mauricio Cominotti, este índice representa o esforço da equipe de operações para recuperação de crédito. “Este número ainda é menor quando considerado que para o Banco Central do Brasil o cliente só passa a ser inadimplente quando ultrapassa os 90 dias de atraso”, destacou.
Segundo dados apontados pelo Banco Central do Brasil (BCB), a média de inadimplência dos bancos e instituições financeiras públicas está em 6,8%, muito acima da média da Desenvolve.
Demais assuntos
Ainda no encontro desta terça-feira (25), os conselheiros debateram assuntos que envolvem o orçamento e os gastos da Desenvolve, quando o diretor Administrativo Financeiro da instituição, Marconi Freire, apresentou as tabelas com os números contábeis de 2013. “Estamos trabalhando de uma forma mais pontual visando o melhor gasto dos recursos e administração do nosso orçamento anual”, analisou.
Além disso, foram apresentados, pelo diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, as ações de crédito e fomento da instituição, com destaque para as atividades de fortalecimento da Cadeia Produtiva do Leite. “Já liberamos para produtores de leite um valor de aproximadamente R$177 mil que vem beneficiando mais de 50 família na região de Coruripe e Igreja Nova. Desta forma, estamos socializando a carteira de crédito da Desenvolve e levando benefícios para todos os setores produtivos de Alagoas”, disse.
Participaram da reunião do conselho, o presidente Luiz Otavio Gomes (Seplande), o vice Antonio Carlos Quintiliano (Desenvolve), e os conselheiros Marden Soares (Sicoob), Wilton Malta (Fecomércio), Marcelo Fernandes (BNDES) e Klécio Santos (Cooperativa Pindorama).