Eliete Amâncio Uma equipe do departamento de crédito da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve – visitou, na manhã desta sexta-feira, 13, o município de Mar Vermelho para apresentar as linhas de crédito à Associação das Costureiras de Mar Vermelho (Ecochique). O intuito da entidade é o fortalecimento do trabalho social que ajuda, diretamente, […]
Eliete Amâncio
Uma equipe do departamento de crédito da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve – visitou, na manhã desta sexta-feira, 13, o município de Mar Vermelho para apresentar as linhas de crédito à Associação das Costureiras de Mar Vermelho (Ecochique). O intuito da entidade é o fortalecimento do trabalho social que ajuda, diretamente, dezenas de mulheres.
A associação existe desde 2007, mas foi formalizada somente em 2011. Segundo a presidente, Heloísa Tavares, a principal demanda das associadas é obter recursos para a compra de matéria-prima. “Nós já conseguimos o espaço e a construção da nossa sede, através da prefeitura. Agora precisamos ter material para ampliar o atendimento à nossa clientela”, destacou Heloísa.
Heloísa conta ainda que a criação da associação transformou sua vida. “Lá em casa, só o meu marido trabalhava e o salário dele não era suficiente para pagar as contas. Através do trabalho que nós realizamos na associação eu consigo ajudar nas despesas, comprar alimento, pagar algumas contas, me sinto valorizada”, completou a costureira.
O gerente de crédito da Desenvolve, Thiago Pires, destacou o papel da Agência como essencial para o fortalecimento da economia baseada nos pequenos negócios do meio rural, do comércio e da prestação de serviço. Entre as opções de crédito para o atendimento da associação, ele destacou o Microcrédito Desenvolve / BNDES, Força Cooperativa e o Coopmais. “A Desenvolve participará diretamente da elaboração do projeto para a associação. Isso favorece a sobrevivência do negócio através da boa aplicação do recurso”, afirmou Pires.
A prefeita Juliana Almeida, presente à reunião, mencionou a importância desta parceria com a Desenvolve como mola propulsora da economia não apenas da associação das costureiras, mas de outros segmentos que necessitam de ampliação. “Toda parceria é bem-vinda para nossa cidade que é formada por um povo capaz e destemido e que busca oportunidades de crescimento. Essa é nossa forma de administrar, oportunizando à população os meios para viver com dignidade, através da geração de emprego e renda”, apontou Juliana.
A gestora mencionou ainda a possibilidade de uma parceria entre uma empresa de fardamentos de Maceió e a associação que está sendo viabilizada pela prefeitura. A formalização desta parceria, onde as associadas serão responsáveis por uma parcela considerável da produção da empresa maceioense, ajudará a gerar mais emprego e renda para a região.
O presidente da Desenvolve, Rafael Brito, disse que a transformação da realidade econômica de cada localidade depende de um conjunto de fatores e, no caso de Mar Vermelho, há a força de trabalho e a coragem do povo, o empreendedorismo e o apoio da gestão pública municipal.