Dados foram analisados durante reunião do Conselho de Administração
Ana Daniella Leite
A primeira reunião do exercício de 2015 do Conselho de Administração da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas -, realizada na terça-feira (10), na sede da instituição, serviu para apresentar os números alcançados no ano de 2014, alinhar e avaliar as estratégias e atividades a serem executadas pela Agência nos próximos meses.
Os relatórios apresentados demonstram o desempenho positivo da Desenvolve, que se mostra contínuo e que as metas estipuladas para o ano de 2014 foram alcançadas. Além disso, a empresa obteve lucro com suas operações.
Desde sua criação, no ano de 2009, a Agência já investiu R$ 20 milhões em projetos de fomento ao desenvolvimento e R$ 23 milhões em créditos produtivos, beneficiando cerca de 40 mil pessoas em todos os municípios do Estado. Para isso, criou uma rede de parceiros importante para o desenvolvimento de projetos de fomento.
A rede conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin); o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid); o Banco Mundial (WB); o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); a Associação Brasileira das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos âmbitos nacional e local.
Na ocasião, o então diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, apresentou o seu pedido de renúncia ao cargo. Pedido esse, que foi aceito pelos conselheiros.
Novo presidente
Para assumir o cargo de diretor-presidente da Desenvolve, o Governo do Estado, designou Antonio Pinaud – que participou da reunião do colegiado – e é especialista em desenvolvimento regional e pós-graduado em Gestão Estratégica pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.
Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de planejamento e operação de estratégias de desenvolvimento regional e desenvolvimento organizacional.