Evento debate tecnologias de aproveitamento de resíduos orgânicos em casas de farinha e produção de laticínios no Nordeste e no Brasil
Victor Lima
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas participou nesta quinta-feira (24), do Workshop: Projetos Energia Limpa em Micro e Pequenas Empresas na Cadeia Alimentícia Brasileira, na sede do Sebrae, no centro de Maceió.
O evento realizado pela EDS-Sustenergy reuniu representantes do Sebrae em Alagoas, da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e da própria EDS-Sustenergy, para discutir resultados já realizados no Estado sobre o tema proposto.
Os debates ocorridos durante o evento que visou estimular o uso de energias renováveis, tendo como base a eficiência energética nas empresas da cadeia produtiva da mandioca e de laticínios, teve como pauta a tecnologia de biodigestores para produção de Biogás e o aproveitamento de resíduos de laticínios e casas de farinha na produção de energia limpa.
Para o gerente de crédito da Desenvolve, Jamerson Silva, a instituição tem um papel importante para o desenvolvimento social, inclusive no que diz respeito à produção de energia limpa e sustentável. “Este é nosso principal foco, onde estes empresários podem acessar as nossas linhas de crédito com um custo de oportunidade interessante para o produtor”, pontuou
Jamerson apresentou também as formas de atuação da empresa no mercado de crédito e os segmentos de abrangência que podem ser atendidos como soluções para indução e aceleração do desenvolvimento sustentável, com inclusão social e produtiva no Estado de Alagoas. “A oportunidade de negócios, com investimentos voltados à micro e pequenas empresas auxiliam para o crescimento e desenvolvimento do Estado”, apontou.
Apoio à micro e pequenos produtores
Durante a palestra o gerente de crédito da Desenvolve apresentou as linhas de crédito que podem ser acessadas por meio da instituição dando ênfase ao Inovacred, que tem como objetivo financiar empresas no desenvolvimento e/ou aprimoramento de produtos, processos ou serviços e também a inovação em marketing ou organizacional, no ambiente produtivo ou social.
“Esse debate é importante para o Estado, pois trata da utilização de biomassa e eficiência energética. E nosso interesse é justamente esse, estimular e apoiar o crescimento e melhor aproveitamento das capacidades produtivas de Alagoas”, frisou Jamerson Silva.