15 projetos foram contemplados com recursos para alavancar seu desenvolvimento
Resultado do APL é apresentado à equipe do BNDES
Eliete Amâncio
Lançado no ano de 2010, o Edital para o Arranjo Produtivo Local (APL) de Baixa Renda nasceu com o objetivo de contemplar projetos de pequenos empreendedores do interior de Alagoas. Ao longo dos últimos cinco anos, os 15 projetos selecionados e contemplados receberam todo o acompanhamento da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, para emplacar seus negócios de baixa renda que culminaram com a apresentação dos resultados deste trabalho na manhã desta quarta-feira, 29, a técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Presentes ao encontro o técnico Regional do Nordeste, Jimmy Lustosa, e a técnica de Agropecuária e Inclusão Social do Rio de Janeiro, Raquel Zanon, ambos do BNDES, estiveram reunidos com o presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud que, na ocasião, apresentou o relatório de avaliação final dos projetos encampados pelo APL.
Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos da Agência de Fomento, destacou na reunião que a parceria entre a Desenvolve e o BNDES contribui diretamente para o desenvolvimento do Estado de Alagoas. “Desta ação, como outras, resulta a melhoria da competitividade da economia de baixa renda alagoana e a elevação da qualidade de vida da população-alvo”, destacou Leão.
De acordo com Jimmy Lustosa, seu parecer com base na visita conclui que o edital foi exitoso, atendendo ao que propunha o APL, mas completou dizendo que o permanente acompanhamento pela entidade de fomento de Alagoas é fundamental para assegurar o melhor direcionamento e administração dos recursos pelos beneficiados.
Visitas
Nos dias 27 e 28, os técnicos realizaram visita, acompanhados pela coordenadora de Projetos da Desenvolve, Josinete Cabral, a seis dos 15 projetos contemplados. No dia 27, no município de Igaci, distante 150 quilômetros de Maceió, a visita aconteceu à Associação Comunitária São José, à Associação dos Agricultores Alternativos (Aagra) e à Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Sítio Lagoa Grande dos Basílios.
No dia 28, a vistoria ocorreu na Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas (Coopeapis), no município de Piranhas, à Cooperativa dos Produtores Agroecológicos do Estado de Alagoas (Terragreste) e à Cooperativa Agropecuária Industrial de Arapiraca (Capial), estas duas últimas em Arapiraca.
Josinete Cabral destacou que o objetivo das visitas foi verificar o resultado prático das iniciativas e acompanhar in loco os bens que foram adquiridos com os recursos do APL. “Estamos, oficialmente, finalizando o APL hoje, no entanto, nosso trabalho prático tem continuidade através de acompanhamento contínuo e treinamento permanente a esses projetos. Isso garante a perenidade destes negócios”, salientou Cabral.