#desenvolvealagoas

Nossas
novidades

Desenvolve apresenta resultado do APL de Baixa Renda ao BNDES

Desenvolve apresenta resultado do APL de Baixa Renda ao BNDES

15 projetos foram contemplados com recursos para alavancar seu desenvolvimento

Desenvolve apresenta resultado do APL de Baixa Renda ao BNDES
Resultado do APL é apresentado à equipe do BNDES

Eliete Amâncio

Lançado no ano de 2010, o Edital para o Arranjo Produtivo Local (APL) de Baixa Renda nasceu com o objetivo de contemplar projetos de pequenos empreendedores do interior de Alagoas. Ao longo dos últimos cinco anos, os 15 projetos selecionados e contemplados receberam todo o acompanhamento da Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve, para emplacar seus negócios de baixa renda que culminaram com a apresentação dos resultados deste trabalho na manhã desta quarta-feira, 29, a técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Presentes ao encontro o técnico Regional do Nordeste, Jimmy Lustosa, e a técnica de Agropecuária e Inclusão Social do Rio de Janeiro, Raquel Zanon, ambos do BNDES, estiveram reunidos com o presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud que, na ocasião, apresentou o relatório de avaliação final dos projetos encampados pelo APL.

Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos da Agência de Fomento, destacou na reunião que a parceria entre a Desenvolve e o BNDES contribui diretamente para o desenvolvimento do Estado de Alagoas. “Desta ação, como outras, resulta a melhoria da competitividade da economia de baixa renda alagoana e a elevação da qualidade de vida da população-alvo”, destacou Leão.

De acordo com Jimmy Lustosa, seu parecer com base na visita conclui que o edital foi exitoso, atendendo ao que propunha o APL, mas completou dizendo que o permanente acompanhamento pela entidade de fomento de Alagoas é fundamental para assegurar o melhor direcionamento e administração dos recursos pelos beneficiados.

Visitas

Nos dias 27 e 28, os técnicos realizaram visita, acompanhados pela coordenadora de Projetos da Desenvolve, Josinete Cabral, a seis dos 15 projetos contemplados. No dia 27, no município de Igaci, distante 150 quilômetros de Maceió, a visita aconteceu à Associação Comunitária São José, à Associação dos Agricultores Alternativos (Aagra) e à Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Sítio Lagoa Grande dos Basílios.

No dia 28, a vistoria ocorreu na Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas (Coopeapis), no município de Piranhas, à Cooperativa dos Produtores Agroecológicos do Estado de Alagoas (Terragreste) e à Cooperativa Agropecuária Industrial de Arapiraca (Capial), estas duas últimas em Arapiraca.

 

Josinete Cabral destacou que o objetivo das visitas foi verificar o resultado prático das iniciativas e acompanhar in loco os bens que foram adquiridos com os recursos do APL. “Estamos, oficialmente, finalizando o APL hoje, no entanto, nosso trabalho prático tem continuidade através de acompanhamento contínuo e treinamento permanente a esses projetos. Isso garante a perenidade destes negócios”, salientou Cabral.

Logo Desenvolve Alagoas

Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas

Todos os direitos reservados.
Rua Deputado José Lages, 972, esquina com José Júlio Sawer,
Ponta Verde - Maceió/AL

Como chegar

Social

(82) 3315-3468
Telefone Geral

0800-095-0617
Ouvidoria

8h às 14h
Horário de Funcionamento (Presencial)

8h às 17h (Sexta-feira: 8h às 14h)
Horário de Funcionamento (Via WhatsApp / Telefone)