Documento aponta os principais gargalos e soluções para os aglomerados produtivos de três bairros da capital alagoana
Victor Brasil
Educação, comércio e venda, sustentabilidade e usabilidade são um dos critérios adotados para traçar o plano de ação que vai auxiliar no fortalecimento das feiras livres de Maceió. A ação está sendo realizada pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas e vai beneficiar, inicialmente, as feiras dos bairros Benedito Bentes, Jatiúca e Graciliano Ramos.
Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (20), a instituição financeira alagoana avaliou todos os detalhes do plano de ação, desde a metodologia adotada para pesquisa até os principais gargalos e soluções para o aglomerado produtivo.
Segundo a analista de Projetos da Desenvolve, Cintia Silver, o objetivo inicial do projeto era elaborar um plano de ação direcionado às feiras livres, em especial as do Benedito Bentes, Graciliano Ramos e Jatiúca. “Estamos visando aproximar o mercado do seu público, através de diversas ações que objetivem educar para a sustentabilidade desta atividade”, explicou.
O plano contempla ações que vão priorizar a coletividade, comércio e vendas, sustentabilidade, educação, funcionalidade e usabilidade. “A partir destes pontos, traçamos ações e metas que vão auxiliar na organização e padronização do microambiente nas feiras”, enfatizou as consultoras Cristiane Francisco e Renata Rocha.
Outras atividades
O estudo realizado para elaboração deste plano de ações foi pautado pelo diagnóstico apontado pelo livro As Feiras Livres de Maceió – Perfis Socioeconômicos, publicado pela Desenvolve em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
De acordo com a coordenadora de Projetos da Desenvolve, Catalina Velásquez, após a aprovação final deste planejamento, que está prevista para o próximo mês de julho, o objetivo é trabalhar a formalização e capacitação dos feirantes para que possam fortalecer ainda mais os seus negócios. “A partir daí vamos estudar uma forma de elaborar uma linha de crédito específica para o este público e acompanhar toda a evolução da atividade econômica dando ênfase no crescimento sustentável do setor”, destacou.
Paralelamente a este plano de ações elaborado pela Desenvolve, está sendo criado, em uma parceria entre o Governo de Alagoas, a prefeitura de Maceió, a Agência de Fomento e o Sebrae Alagoas, um planejamento para melhorias dos mercados públicos e demais feiras livres da capital.
O resultado deste outro trabalho será apresentado na próxima quarta-feira (27), em um evento com as presenças do Governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, o Prefeito de Maceió, Rui Palmeira, deputados, vereadores e secretários.