Tema vem sendo tratado pela instituição desde o início de suas atividades e visa protegê-la contra práticas ilícitas
Victor Brasil
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas realizou, nesta segunda-feira (7), uma capacitação sobre Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo. A capacitação, que foi direcionada para todos os colaboradores da instituição, teve o objetivo atualizar os participantes sobre o assunto que vem sendo tratado desde o início das atividades da instituição.
Além de capacitar seus colaboradores, a Desenvolve tem uma política interna que visa estabelece as diretrizes, controles e responsabilidades para prevenção destes crimes, tendo como base os documentos legais e normativos sobre os assuntos, visando proteger-se contra atividades ilícitas.
No encontro, foram abordados temas como: a regulamentação da Lei 9.613/98 para instituições supervisionadas pelo Banco Central; contexto e papel das agências de fomento no combate à lavagem de dinheiro.
Segundo o gerente de Compliance da Desenvolve, Wilson Watanuki, o encontro serviu para dar um direcionamento sobre o tema, que vem sendo tratado como prioridade internacional. “Esse tema vem sendo tratado em todas as partes do mundo com o objetivo de unir forças para acabar com essa prática. No Brasil, diversas ações já estão sendo implantadas e estudadas”, explicou.
De acordo com Wilson Watanuki, a lavagem de dinheiro é um processo dinâmico que tem como principais características o distanciamento dos fundos de sua origem, o disfarce por meio de várias movimentações e, novamente, a disponibilização do dinheiro para utilização pelos criminosos.
Para o diretor-presidente da instituição, Antonio Carlos Quintiliano, o foco do trabalho será preparar os colaboradores para a prevenção e boa avaliação de possíveis casos de lavagem de dinheiro, evitando os riscos de crédito que podem afetar a carteira de clientes da Desenvolve. “Queremos fortalecer o combate a essas práticas criminosas, fazendo com que os colaboradores da Agência de Fomento de Alagoas estejam sensibilizados para a importância de debater o assunto e por em prática as formas de monitorar possíveis ações que venham a afetar o sistema financeiro”, enfatizou.
A Desenvolve é uma instituição financeira regulada pelo Banco Central do Brasil e ligada ao Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).