Ação integra o cronograma de atividades do projeto para apoio às microindústrias de Alagoas
Letícia Bastos
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas realizou, nesta terça-feira (5), um treinamento para empreendedores das microindústrias selecionadas para projeto de apoio e fortalecimento do setor. A capacitação teve como objetivo treinar os empresários acerca da prestação de constas dos recursos investidos através da convocatória, lançada em julho deste ano.
No encontro, foram explicados de forma detalhada assuntos como preenchimento de planilhas, os procedimentos, movimentação e prestação de contas, o que pode e o que não pode ser feito com o recurso, bem como alguns conceitos importantes, como o de contrato, convênio, entre outros pontos relevantes.
O Edital está proporcionando o investimento de aproximadamente R$ 640 mil não reembolsáveis, sendo destes R$ 60 mil em média para cada empresa selecionada.
De acordo com o analista de projetos da Desenvolve, Mário Amaral, a empresa é auditada e precisa comprovar a destino final destes recursos, caso não consiga, é necessário devolver o dinheiro. “Por isso os empreendedores são treinados, para que não cometam erros na prestação de contas, evitando que os mesmos também tenham que devolver o recurso já utilizado”, enfatizou.
Os recursos destinados ao apoio financeiro dos projetos selecionados, a partir desta convocatória, são frutos do convênio de Cooperação Técnica entre a Desenvolve e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do seu Fundo Multilateral de Investimentos (BID/FUMIN).
Para a contadora da Desenvolve, Alexsandra Silva, pelo fato dos recursos deste projeto serem não reembolsáveis as empresas devem estar de acordo com os pré-requisitos estabelecidos no projeto e por isso a Desenvolve os acompanha e capacita durante um ano. “Elas devem cumprir com o que foi previsto no projeto, prestando conta de todas as aquisições e gastos de recursos, sempre visando o desenvolvimento das ações propostas”, explicou.