#desenvolvealagoas

Nossas
novidades

Desenvolve garante recurso para fomento da cultura do abacaxi em Coruripe

Desenvolve garante recurso para fomento da cultura do abacaxi em Coruripe

Fruto do litoral Sul se destaca e conquista mercado nacional

Desenvolve garante recurso para fomento da cultura do abacaxi em Coruripe

Eliete Amâncio 

O exemplo vem do município de Coruripe, a 100 quilômetros da capital, onde o produtor Lúcio Flávio Duarte de Arruda é responsável pelo cultivo de aproximadamente 1 milhão e 116 mil pés de abacaxi. E para ajudar a fortalecer o negócio que já atrai consumidores de outros estados brasileiros, a Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve -, liberou recurso esta semana no valor de R$ 125 mil. 

Com o recurso, o produtor Lúcio Flávio irá investir na compra de implementos agrícolas e contratação de mão de obra, que permitirá a ampliação da sua produção e o atendimento a quem busca, especialmente das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, os frutos plantados em Alagoas. Atualmente, os maiores produtores de abacaxi do país são os Estados da Paraíba e Pará com uma média de 18 milhões frutos produzidos por mês.

O financiamento foi viabilizado pela linha Crédito Competitivo da Desenvolve, decisiva para garantir igualdade de condições na disputa comercial dentro e fora do mercado consumidor alagoano. O valor vai beneficiar 27 hectares da cultura de abacaxi, sendo que o produtor já comercializa os frutos em dois estados brasileiros, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, e mais o Distrito Federal. 

Além do abacaxi, Lúcio Flávio também cultiva maracujá e cana-de-açúcar e destaca a necessidade dos pequenos e médios produtores de diversificar suas culturas como uma alternativa à sobrevivência. “Vivemos em um Estado rico e que nos oferece uma infinidade de possibilidades de colheitas. Por que então nos atermos à monocultura? A diversificação, como a praticada em minha propriedade, nos permite melhores qualidade de vida e rentabilidade”, frisou.

De acordo com Antonio Pinaud, presidente da Desenvolve, a iniciativa do produtor demonstra a capacidade do povo alagoano de encontrar alternativas de sobrevivência, e mais, de mudança de cenário favorável com a utilização da criatividade típica do nordestino. “Investir em negócios que se destacam e elevam o nome de Alagoas é o que impulsiona o trabalho da nossa Agência em conformidade com o modelo de gestão do Governo Renan Filho”, argumentou Pinaud. 

Arruda é pioneiro no cultivo da fruta em Alagoas. Ele investiu, há 12 anos, cerca de R$ 1 mil no plantio de 30 mil mudas do abacaxi das espécies pérola e jupi. Atualmente, ele é o maior produtor do Estado de Alagoas que ocupa a 7ª posição na produção de abacaxi em todo o território nacional. Ele destaca também que devido ao tamanho do abacaxi, o fato de não ter agrotóxico e de ter um teor de açúcar diferenciado, favorecem a boa aceitação do fruto nos outros Estados.  

Logo Desenvolve Alagoas

Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas

Todos os direitos reservados.
Rua Deputado José Lages, 972, esquina com José Júlio Sawer,
Ponta Verde - Maceió/AL

Como chegar

Social

(82) 3315-3468
Telefone Geral

3315-2486
Ouvidoria

8h às 14h
Horário de Funcionamento (Presencial)

8h às 17h (Sexta-feira: 8h às 14h)
Horário de Funcionamento (Via WhatsApp / Telefone)