Eliete Amâncio A Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve – implanta, esta semana, seu Núcleo de Mediação de conflitos. Este novo instrumento tem como objetivo promover a mediação de conflitos e a pacificação social entre associações e cooperativas beneficiadas por recursos da instituição, além de contribuir para assegurar a inclusão social e produtiva com […]
Eliete Amâncio
A Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve – implanta, esta semana, seu Núcleo de Mediação de conflitos. Este novo instrumento tem como objetivo promover a mediação de conflitos e a pacificação social entre associações e cooperativas beneficiadas por recursos da instituição, além de contribuir para assegurar a inclusão social e produtiva com celeridade.
O núcleo funcionará na sede da Agência e visa solucionar impasses inerentes a sucessão de gestores de uma mesma entidade, entraves entre sócios e entre entidades associativas e de cooperação. “O intuito é mediar os conflitos que compreendam essas entidades para garantir que a alocação de recursos da Desenvolve atenda ao desenvolvimento local”, explica o presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud.
Esse é o primeiro Núcleo de Mediação de conflitos criado pela Agência de Fomento do Estado e surgiu da necessidade, notada pela gestão atual, de que os negócios se concretizem com plenitude. As reuniões de mediação servirão, ainda, para dar orientações sociojurídicas, encaminhamentos a órgãos públicos e outros parceiros. “Esse é mais um instrumento para inovarmos naquilo que é primordial ao nosso negócio”, destaca Pinaud.
Segundo o presidente da Agência, o mediador é um facilitador para a dissolução de conflitos, para a comunicação entre as partes, sugerindo alternativas para um acordo consensual e mutuamente satisfatório. A mediação, nesse caso, promove uma maior responsabilidade e participação da instituição, abrindo novos caminhos para uma positiva transformação socioeconômica.