Evento reuniu mais de 4 mil pessoas de vários estados e países diferentes
Letícia Bastos
A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, participou, na última semana, do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em Foz do Iguaçu. A instituição foi representada por membros de sua Unidade Executora de Projetos (UEP), com o intuito de adquirir conhecimentos para poder aplicá-los nos projetos locais.
O Fórum teve como objetivo facilitar o diálogo e o intercâmbio entre atores locais, nacionais e internacionais sobre a eficácia e impacto do desenvolvimento econômico local perante os grandes desafios da nossa época, o que está em total acordo com a Desenvolve, tendo esta como um dos objetivos fomentar o desenvolvimento do Estado através do microcrédito.
O evento durou quatro dias e teve 45 painéis, que abordaram temas como Indústrias Extrativas e o Desenvolvimento; Potenciais da Economia Social e Solidária para o Desenvolvimento; Inovação e Competitividade Regional; A Abordagem Territorial como base para o Desenvolvimento; entre muitos outros.
De acordo com a analista de Projetos da Desenvolve, Cintia Silver, o fórum deu a oportunidade de conhecer a realidade de outros estados e países acerca do desenvolvimento local, bem como de participar de painéis e palestras que abordaram os temas com muita competência, através de profissionais reconhecidos no mercado.
“Foi uma experiência muito produtiva para nós, já que pudemos extrair conhecimento para aplicar nos projetos, com os quais trabalhamos aqui na empresa. O tema do Fórum foi muito pertinente e está em total sintonia com nosso trabalho. Poder aprender com as experiências de vários estados e países diferentes é muito enriquecedor”, destacou Cintia.
II Foro Mundial de Desenvolvimento Econômico Local
O Evento organizado pelo Itaipu Binacional – Parque Tecnológico Itaipu, no Brasil, o Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Brasil (SEBRAE), O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), as Redes Globais de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), e do Fórum dos Governos Regionais e Associações Globais de Regiões Unidas (FOGAR).
O II Fórum Mundial faz parte de um processo que começou com os preparativos do Primeiro Fórum Mundial de Agências de Desenvolvimento Local “Território, Economia e Governança Local: novos olhares para tempos de mudanças” realizado em Sevilla (Espanha), em outubro de 2011. O Primeiro Fórum reuniu 1.300 participantes, de 47 países, que trocaram experiências e instrumentos territoriais para o Desenvolvimento Econômico Local (DEL).
Neste evento, a Desenvolve estava representada pela analista de projetos, Cintia Silver, a coordenadora de microfinanças, Josinete Cabral e a contadora Alexandra Silva.