Ação garante continuidade do acesso aos recursos no interior
Eliete Amâncio
Para continuar garantindo que os recursos do Estado cheguem a pequenos produtores e comerciantes do interior de Alagoas, a Agência de Fomento (Desenvolve) assinou contratos, na manhã de hoje (12), de renovação para a prestação dos serviços dos agentes de crédito de cinco municípios estratégicos.
Os agentes trabalham como braços extensores das ações da Desenvolve, apresentando as linhas de financiamento e favorecendo o acesso ao crédito a alagoanos de localidades mais distantes. É o caso, por exemplo, de Geni Matos que leva crédito ao alto Sertão. Sua base é o município de Inhapi, mas seu trabalho se estende a Mata Grande, Canapi e Delmiro Gouveia.
Ela é agente há cerca de um ano e já teve 120 projetos aprovados que totalizaram R$ 330 mil em recursos liberados. Seu foco é o produtor rural que demanda 90% das operações de crédito para aquela região. Segundo ela, esse público baseia sua economia na compra de animais para a produção de leite e comercialização de carne.
“Sinto orgulho em desenvolver esse trabalho na minha região porque acabei me tornando não apenas uma agente de crédito, mas principalmente uma agente de oportunidades para o povo do alto Sertão. Com esse trabalho quebramos a burocracia que eles encontram nos bancos tradicionais e, garantindo o crédito, mudamos a realidade daquelas pessoas e dos municípios”, comentou Geni afirmando que tem muitas propostas em vista para os próximos meses.
Outro agente que comemorou a renovação dos contratos foi Alneir Balbino que, com seu trabalho, já ajudou a beneficiar centenas de alagoanos do Agreste e baixo Sertão com a aprovação de 78 projetos, quase em sua totalidade para a pecuária de pequeno porte.
“Trabalho com agropecuária há 20 anos e sempre tínhamos dificuldade para conseguir o crédito para melhorar nossos pequenos negócios. Agora, graças ao trabalho que venho realizando em nome da Desenvolve, a economia de Estrela de Alagoas e dos municípios vizinhos melhorou 50%”, garantiu Alneir Balbino.
De acordo com o presidente da Desenvolve, Rafael Brito, os agentes de crédito são determinantes para o excelente desempenho que a entidade vem apresentando quanto a um maior alcance daqueles que representam a base da economia alagoana.
“São pessoas da própria comunidade e que detém a confiança de seus conterrâneos, que conhecem a realidade e a necessidade econômica de cada um, favorecendo a liberação do crédito sob medida”, destacou Rafael Brito.
Os outros agentes que renovaram contrato na ocasião foram Pablo dos Santos, de Santana do Ipanema, Elieuza Batista, de Roteiro, e Alieta Silva, de Maragogi.