Desenvolve e Sebrae buscam alinhar ações para fortalecer comportamento empreendedor nas comunidades de baixo IDH
Victor Brasil
Capacitar jovens carentes de áreas com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), possibilitando maior crescimento econômico e social, através da educação empreendedora. Este foi o tema de uma reunião realizada, nesta quarta-feira (12), entre a Desenvolve – Agência de Fomento e o Sebrae Alagoas, que estudam propostas de ações para auxiliar na inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Durante o encontro, o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, apresentou as ações do programa Alagoas Cidadã, que vem atuando com grupos solidários nas comunidades de baixa renda. “O cronograma deste programa vem trabalhando com a formação de grupos solidários, que criaram um fundo financeiro e vem gerando emprego e renda para as famílias envolvidas neles”, explicou.
O objetivo do programa Alagoas Cidadã é reduzir os índices de pobreza no Estado de Alagoas, além de retomar a autoestima de seus cidadãos através da inclusão dessas pessoas no âmbito socioeconômico.
Já a analista da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae, Isabel Barcellos, apresentou as ações da instituição voltadas para a educação empreendedora dos jovens. Foram apresentados os programas: Jovens Empreendedores Primeiros Passos; Despertar; dentre outros.
“O Sebrae busca, através destes projetos, disseminar a educação empreendedora, com o objetivo de estimular os jovens a promover mudanças socioeconômicas nas comunidades em que vivem”, enfatizou Isabel Barcellos.
Alinhando ações
Algumas ações isoladas realizadas pelas instituições começaram a ser traças em conjunto durante a reunião desta quarta-feira (12). Na ocasião, foram discutidas algumas formas de unir pontos estratégicos entre os programas já existentes.
Para a gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Vania Britto, que também participou da reunião, existem várias metodologias que estão sendo aplicadas com o mesmo objetivo. “A ideia é unir as forças das duas instituições e trabalhar em conjunto em prol de um mesmo objetivo, que é capacitar os jovens para que eles possam auxiliar no desenvolvimento econômico e social da sua região”, destacou.
A ideia inicial da Desenvolve, segundo o diretor Fábio Leão, é aplicar algumas das metodologias utilizadas pela Sebrae nos grupos formados pelo programa Alagoas Cidadã. “Observamos que os pais que participam dos grupos solidários levam seus filhos para as reuniões, então iremos capacitá-los para que tenham um papel fundamental dentro deste processo de desenvolvimento”, salientou.
As instituições ficaram de marcar uma nova data para discutir de que forma as metodologias serão unificadas e como serão repassadas para os jovens das comunidades. “Ao final, o maior impacto será a mudança comportamental na vida dos jovens. Durante e após a conclusão do Projeto, eles irão passar a tomar consciência de que são capazes de enfrentar as adversidades da vida, e serem responsáveis pelo seu próprio futuro”, garantiu Fábio Leão.