Primeira edição da feira é resultado da parceria entre a Desenvolve e a Visão Mundial
Eliete Amâncio
A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) em parceria com a organização Visão Mundial realizou, durante todo o dia de ontem (09), a 1ª Feira de Oportunidades Solidárias na cidade de Arapiraca. O evento faz parte das atividades promovidas pelo Programa Alagoas Cidadã e tem como objetivo central facilitar o comércio do que é produzido por pequenos comerciantes e agricultores do interior do Estado.
As 40 barracas montadas no Parque Ceci Cunha para a exposição dos produtos ofertaram desde peças de artesanato até gêneros alimentícios e animais de pequeno porte, como galinhas e cabras. De acordo com Joyce Neiva, analista da Unidade Executora de Projetos da Desenvolve, os Grupos de Oportunidades Locais e Desenvolvimento (Golds), dos quais fazem parte os pequenos produtores e comerciantes, ajuda a fortalecer a economia local, favorecendo a troca de ideias entre os integrantes de diferentes municípios alagoanos.
Além do acesso à compra de produtos de qualidade e com preço mais acessível, comerciantes e visitantes puderam assistir a palestras com os seguintes temas: Educação Financeira e Empreendedorismo, Certificação Participativa, Organização de Feiras Livres e A educação financeira e os micro e pequenos negócios. A feira contou com a participação de representantes dos municípios de Maceió, Arapiraca, Igaci, Major Isidoro, Batalha, Rio Largo, Palmeira dos Índios, Canapi, Inhapi, Mata Grande, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.
O presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud, em seu discurso, durante a abertura do evento, enalteceu a garra de cada um daqueles participantes da feira em batalhar todos os dias pela melhoria do que comercializa, de resistir às dificuldades com determinação e pela disposição em se deslocar de suas localidades para vender seus produtos a outros consumidores. “Esse tipo de evento demonstra claramente o objetivo deste governo, em criar oportunidades aos pequenos negociantes de Alagoas, em trabalhar pela continuidade destes negócios e assegurar o bem-estar do povo mais carente”, destacou Pinaud.
Participaram também Genivaldo Oliveira, presidente da Associação dos Produtores de Hortaliças do povoado Pé Leve (Arapiraca), Manoel Cavalcante, consultor técnico da Secretaria de Agricultura de Arapiraca, Maria José Alves, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca, João dos Santos, presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Nelson Vieira, consultor do Sebrae/Arapiraca, Eloísio Barbosa e Ismar Macário, respectivamente presidente e técnico da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande, Betinho Moura, presidente da Cooperativa dos Produtores de Arroz de Igreja Nova, Quitéria Gonçalves, da Cooperativa de Crédito Rural do Sertão Alagoano, Ernandes da Silva, presidente da Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Alagoano, Edemilson da Silva, presidente da Cooperativa de Crédito Rural do Agreste Central Alagoano, Gleice Gomes, representante da Fundação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Eunice Jesus, da Associação dos Agricultores Alternativos.