Eliete Amâncio As atividades que um gerente administrativo-financeiro desenvolve ao longo de sua jornada de trabalho cotidiana visam o bom desempenho naqueles aspectos para a entidade. Pensando desta forma, o ocupante deste cargo na Agência de Fomento de Alagoas, Luciano Silveira, procura estabelecer, diariamente, uma rotina de relacionamento estreito com todos os setores da Desenvolve. […]
Eliete Amâncio
As atividades que um gerente administrativo-financeiro desenvolve ao longo de sua jornada de trabalho cotidiana visam o bom desempenho naqueles aspectos para a entidade. Pensando desta forma, o ocupante deste cargo na Agência de Fomento de Alagoas, Luciano Silveira, procura estabelecer, diariamente, uma rotina de relacionamento estreito com todos os setores da Desenvolve.
Segundo ele, capitanear um setor de tamanha importância exige conhecimentos nas mais diversas áreas, entre elas, contabilidade, matemática financeira, administração, economia e relações humanas. “Além do que já é considerado praxe no departamento, preciso ter uma compreensão geral de todos os setores, da interatividade entre os mesmos para criar controles internos eficientes a fim de evitar futuros problemas”.
Dentre as várias atividades desenvolvidas por este profissional destaca-se prestar assessoria direta ao diretor administrativo, ajudar no controle de contas a pagar e a receber, controle de fluxo de caixa, análise das demonstrações financeiras, gerenciamento de pessoas, formalização de processo, análise de processos de crédito, gestão de patrimônio, manutenção da infraestrutura, arquivamento de documentos e desenvolvimento de ações pela redução dos custos.
Luciano destaca também que um dos principais desafios do setor é realizar as operações da forma menos onerosa possível, exigindo muito estudo e pesquisa de aplicabilidade das ações por parte do administrativo-financeiro. “Nossa meta é conseguir a plena fluidez dos processos para que alcancemos com qualidade e excelência manter estabilizados os campos administrativo e financeiro da Desenvolve”, completou Silveira.
Ele foi além ao frisar que a tarefa de manter as finanças da entidade equilibradas só é possível quando o profissional do setor conhece profundamente todos os produtos e serviços da Desenvolve, sabe de sua competitividade e reconhece os indicadores de desempenho para, então, contribuir com ações de retorno financeiro.