Empreendimento é a primeira obra entregue financiada com recursos não reembolsáveis da Desenvolve
Victor Brasil
Situada na divisa entre Alagoas e Sergipe, às margens do rio São Francisco, a cidade de Penedo é considerada uma das mais belas cidades históricas do país. Com igrejas, conventos e outras construções dos séculos 17 e 18, a cidade conta em suas ruas um pouco do passado do Brasil, proporcionando uma volta ao período colonial.
Além dos atrativos históricos, os turísticas que passam pela região passaram a contar recentemente com o chamado turismo rural, que vem se fortalecendo cada vez mais. Um exemplo disso, é que em 2011, a Cooperativa de Turismo Rural de Penedo – Cooptur Rural submeteu um projeto para estruturação de um espaço turístico com o objetivo de consolidar o seguimento na região.
Aproximadamente três anos após a aprovação deste projeto e diversas capacitações, através do Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Baixa Renda, a instituição inaugurou, nesta quarta-feira (28), o primeiro restaurante turístico da região. O empreendimento contou com um investimento de R$ 207 mil não reembolsáveis.
Emprego e Renda
O projeto proposto e aprovado pela Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, coordenadora do referido edital, possuía diversas estratégias de ação que iam muito além da construção da infraestrutura turística. Segundo o presidente da Cooptur, Ronaldo dos Santos, o empreendimento vai criar postos de trabalhos nos setores de alimentação, segurança e entretenimento.
“Este projeto, apoiado pelo Governo de Alagoas, é um verdadeiro serviço social, pois vai gerar emprego e renda para muitas famílias de forma sustentável. O Governo de Alagoas nos mostrou que melhor do que ganhar o peixe é ganhar os instrumentos para pescar com as nossas próprias mãos”, enfatizou emocionado Ronaldo dos Santos.
O presidente da cooperativa destacou ainda que o empreendimento passa a ser mais uma ferramenta para a atividade turística já existente no município de Penedo e vai auxiliar na melhoria da qualidade de vida tanto da população local quanto dos turistas que visitam a região.
De acordo com a coordenadora de Projetos da Desenvolve, Josinete Cabral, a inauguração do empreendimento configura o sucesso do edital de Apoio aos APLs de Baixa Renda. “Temos a satisfação de inaugurar este restaurante, pois, além dos benefícios que ele irá trazer para o desenvolvimento da região, é a primeira obra entregue financiada pelos recursos do edital”, enfatizou.
Descentralização da economia
A Desenvolve vem trabalhando com ações que visam os objetivos estratégicos do Governo de Alagoas e tem como meta gerar soluções para indução e aceleração do desenvolvimento sustentável com inclusão produtiva e social.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Michael Chinelato, esta ação é a comprovação do brilhante trabalho do Governo de Alagoas na busca de descentralizar a economia.
“Trabalhamos dia e noite para levar o desenvolvimento econômico para todo o Estado. Foi uma missão dada pelo governador Teotonio Vilela Filho, que visa proporcionar mais emprego, renda e qualidade de vida para os municípios do interior de Alagoas”, disse Michael Chinelato.
APLs de Baixa Renda
O edital de Apoio aos APLs de Baixa Renda surgiu em 2011, através da parceria do Governo de Alagoas, da Desenvolve e do BNDES, e contou com um aporte financeiro total de R$ 5 milhões, sendo 50% advindos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e 50% do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento.
Com isso, o Edital beneficiou 15 aglomerados produtivos de diversas regiões do Estado, dentre eles a Cooptur Rural, fortalecendo e desenvolvendo os arranjos e seus beneficiários.