Encontro contou com a participação de secretário Pablo Viana e presidente da Fapeal
Eliete Amâncio
Um encontro realizado na sede da Desenvolve nesta semana, entre o presidente da Agência de Fomento e os gestores da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) discutiu possibilidades de elaboração de projetos que permitam editais e linhas de financiamento diferenciado, com ou sem reembolso, para os Arranjos Produtivos Locais – APLs – inclusive o de Tecnologia da Informação. A reunião entre o diretor presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud, da Fapeal, Fábio Guedes, e o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pablo Viana, defendeu a integração entre setores como o da agricultura familiar, as feiras livres e demais áreas importantes para a economia de Alagoas. Fortalecer APLs, a integração entre as áreas, financiamento para projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação, startups, e logística de comercialização estiveram entre os assuntos discutidos. Uma das decisões tomadas foi a necessidade de continuar aprofundando as demandas apresentadas numa próxima reunião.
Antonio Pinaud adiantou que já conversou com a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires, sobre os APLs e que realizará, em breve, um grande encontro com todos os gestores para tratar da integração dos arranjos. “É muito importante a interseção entre um APL tradicional e outro de conteúdo tecnológico, que juntos representem uma das bases para a inovação tecnológica no território” destacou Pinaud.
O presidente da Desenvolve sinalizou, ainda, que essa interseção pode ser o primeiro passo para estabelecer o design como ferramenta estratégica e, consequentemente, para o sistema de informação com base na fonte cultural. “A interseção entre os APLs tradicional, de conteúdo tecnológico e de conteúdo criativo favorecem a criação de oportunidades no Estado de Alagoas, finalizou Pinaud.