Agências de Fomento trocam experiências e modelo alagoano será replicado no Estado vizinho
Letícia Bastos
Representantes da Desenvolve – Agências de Fomento de Alagoas se reuniram, nesta terça-feira (17), com técnicos da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE), para apresentar a metodologia utilizada na construção, aprovação, implantação e controle da Política de Segurança da Informação (PSI) e do Plano de Continuidade de Negócios.
O gerente de Compliance, Wilson Watanuki, e a gerente de Tecnologia da Informação (TI), Luna Cavalcante, ambos da Desenvolve, se reuniram com as equipes técnicas da AGEFEPE com o objetivo de apresentar a metodologia que foi elaborada em Alagoas e capacitá-los para que estejam aptos a utilizá-la em benefício da Agência.
De acordo com a gerente de TI da Desenvolve, Luna Cavalcante, a informação é um dos principais ativos da instituição. Ela aponta que um fluxo de informação de qualidade é capaz de decidir o sucesso de um empreendimento, porém a facilidade de acesso, somado a esse poder, faz desse patrimônio um alvo de constantes ameaças.
“Quando não são gerenciados adequadamente, esses riscos e ameaças podem causar consideráveis danos à Agência e prejudicar seu crescimento. Segurança da Informação são esforços contínuos para a proteção dos ativos de informação, que auxilia no cumprimento da missão institucional”, explicou Luna Cavalcante.
Política de Segurança da Informação (PSI)
A Política de Segurança da Informação deve ser de conhecimento de todos os colaboradores da Agência, sendo responsáveis por orientar os prestadores de serviços (internos e externos), clientes e visitantes para que procedam de acordo com as diretrizes desta Política.
A informação está presente em diversos ambientes, tais como: sistemas de informação, diretórios de rede, bancos de dados, documentos impressos ou magnéticos, dispositivos eletrônicos, equipamentos portáteis e até mesmo na comunicação oral.
Plano de Continuidade do Negócio
Durante o encontro em Pernambuco, os representantes da Desenvolve explicaram como foi elaborado o Plano de Continuidade do Negócio (PCN). O documento tem como objetivo principal formalizar os riscos identificados nos processos operacionais da Agência e criar planos de mitigação e contingência para amenizar estes riscos.
De acordo com o gerente de Compliance, Wilson Watanuki, o PCN é o desenvolvimento preventivo de um conjunto de estratégias e planos de ação de maneira a garantir que os serviços essenciais da instituição sejam devidamente identificados e preservados após a ocorrência de um desastre, e até o retorno à situação normal de funcionamento da empresa dentro do contexto do negócio do qual ela faz parte.
A Desenvolve é uma instituição financeira ligada ao Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).