Ação da Desenvolve vai beneficiar projetos voltados para inovação e expansão de plantas fabris
Daniel Albuquerque e Lívia Vasconcelos
Fomentar a expansão e o fortalecimento industrial de microempresas e empresas de pequeno porte de Alagoas. Foi com esse objetivo que a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas lançou, nesta quarta-feira (24), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), a convocatória de seleção de propostas de apoio a microindústrias no Estado.
Os recursos não reembolsáveis destinados ao apoio financeiro dos projetos selecionados, a partir desta Convocatória, são oriundos do convênio de Cooperação Técnica entre a Desenvolve e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, através do seu Fundo Multilateral de Investimentos (BID/FUMIN) e visa proporcionar a expansão de plantas fabris.
De acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, o projeto surgiu a partir de um diagnóstico que apontou o consumo em Alagoas proveniente de produtos de outros estados. “Sendo assim, a Agência sentiu a necessidade de proporcionar possibilidades de expansão e desenvolvimento aos microempreendedores e empreendedores de pequeno porte. Com isso, cumprimos o nosso papel como agência de fomento em oferecer políticas públicas para que haja o desenvolvimento econômico sustentável de Alagoas”, enfatizou.
Para superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, que integrou a mesa da cerimônia, um dos maiores problemas enfrentados pelas microempresas ainda é o acesso ao crédito. “É fundamental que as instituições financeiras em geral criem uma estrutura política de crédito para as pequenas empresas”, completou.
Segundo o vice-presidente da Fiea, José Nogueira Filho, no cenário nacional, 20% do Produto Interno Bruto (PIB) são oriundos das microempresas, e que essas correspondem a 99% dos seis milhões de estabelecimentos formais existentes no Brasil.
Para o economista Cícero Péricles, o Estado de Alagoas atravessa por um bom cenário econômico, que acompanha o ritmo nacional e nordestino. “Gostaria de parabenizar a Desenvolve pela iniciativa em criar ações que busquem, ainda mais, as melhorias para a produção local”, parabenizou.
Ainda durante o evento, o presidente da Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal), José Vieira, apontou que esta iniciativa se torna importante para o fortalecimento da economia local, que atualmente está carente em microindústrias. “Com este apoio será possível oferecer ao alagoano os produtos que são produzidos no próprio Estado”, avaliou.
Desenvolvimento
Durante o lançamento da convocatória, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e presidente do conselho de Administração da Desenvolve, Luiz Otavio Gomes, salientou que a ação é mais uma das muitas realizadas em prol do desenvolvimento do micro e pequeno negócio no Estado.
“A prospecção de grandes indústrias é importante, mas temos a consciência de que o pequeno negócio não fica atrás nessa escala. Exemplo disso é o impacto causado pela instalação de uma empresa como a Braskem em Alagoas, que além de resultar em um investimento de mais de R$1 bilhão e na geração de três mil empregos em Alagoas, é responsável pela manutenção de uma rede de outros empreendimentos. Dos setores comerciais e de serviços, essas empresas são atraídas para o seu entorno, e acabam por participar de toda a cadeia produtiva”, disse Luiz Otavio Gomes.
A preocupação da atual gestão do Estado com a garantia de competitividade do pequeno negócio também foi salientada pelo secretário, que enfatizou a construção de um novo polo de confecções para Delmiro Gouveia até o final deste ano.
“O governador Teotonio Vilela Filho é absolutamente preocupado com as questões do desenvolvimento, prova disso é a geração de oportunidades para cerca de 400 empreendedoras em um novo polo de confecções para o Estado”, concluiu.
Convocatória
Durante a cerimônia, o diretor de Projetos e Desenvolvimento da Desenvolve, Fábio Leão, apresentou todas as principais diretrizes da convocatória. “Para participar desta seleção é necessário que sejam empresas industriais de micro e pequeno porte, manter sede e atuar em território alagoano, além de estar no mercado há pelo menos três anos”, ressaltou.
Cada projeto aprovado terá até R$ 60 mil de apoio financeiro e deverá se enquadrar nas categorias de inovação, melhorias estruturais, ou em ambas. “Além destes valores, a Desenvolve ainda proporcionará uma linha de crédito para capital de giro de até 20% do valor do projeto”, afirmou.
As empresas têm até o dia 26 de agosto para entregar as propostas e documentação junto à Agência. Mais informações sobre prazos e trâmites da convocatória podem ser encontradas no site da Desenvolve: www.www.desenvolve-al.com.br.