Objetivo é analisar os resultados dos programas que fazem parte do convênio com recursos do BID
Daniel Albuquerque
Durante esta semana, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas – realizou uma missão técnica junto ao avaliador do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo foi analisar e discutir os resultados dos projetos executados pela agência, que fazem parte do Convênio de Cooperação Técnica de Apoio ao Fomento de Iniciativas Privadas no Estado de Alagoas, com os recursos oriundos do Fundo Multilateral de Investimentos do BID.
Na manhã de terça-feira (09), as visitas foram às associações contempladas no edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de baixa renda. A equipe esteve na sede da Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Sítio Lagoa Grande dos Basílios, em Igaci. Na ocasião, o avaliador conheceu a associação, a estrutura, os benefícios do projeto para a região, além do número de pessoas atingidas. Este panorama também foi apresentado pela Cooperativa dos Produtores de Mel de Abelhas e Derivados (COOPMEL), em Pão de Açúcar.
“A visita serve para conhecermos a realidade da região em que o projeto está inserido. Em Pão de Açúcar, vimos que os apicultores têm o problema com a escassez da água, mas prontamente sugerimos uma parceria com a Desenvolve, para o financiamento de um poço artesiano em paralelo ao projeto”, analisou o consultor do BID, Adalton Albertini.
Durante a tarde, o grupo reuniu-se com a Cooperativa de Crédito Rural do Sertão Alagoano (COCREAL), também em Pão de Açúcar, e com a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Delmiro Gouveia (COOFADEL). Os projetos fazem parte do edital de microcrédito e do Programa de Rastreabilidade da Ovinocaprinocultura no Alto Sertão Alagoano, respectivamente.
Para o presidente da COCREAL, Manoel Newton, o edital do microcrédito permitiu que a cooperativa aumentasse a carteira de clientes. “Nós também fomos contemplados com as sugestões de um consultor do projeto, que possibilitaram o crescimento da cooperativa”, ressaltou.
Para o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, os resultados obtidos até o momento podem ser considerados positivos. “A meta da Agência é fortalecer cada vez mais a instituição para que ela possa trabalhar e crescer junto com as políticas públicas do Governo de Alagoas, na perspectiva de minimizar as desigualdades sociais e erradicar a pobreza extrema, por meio da diversificação econômica”, destacou.
Outras visitas
A missão técnica seguiu na quarta-feira (10), na cidade de Maragogi, região litorânea de Alagoas, onde a equipe realizou uma visita na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (COOPEAGRO). O projeto também é beneficiado pelo Edital dos APLs de Baixa Renda.
No final do dia, o grupo finalizou a avaliação dos projetos com uma visita à feira livre da Jatiúca, em Maceió, que compõe o Programa de Apoio às Feiras Livres de Alagoas.
“Estes dois dias de visitas técnicas com o avaliador do BID serviram para apresentar o que vem sendo realizado com os recursos repassados. É uma forma de acompanhar de perto o andamento dos projetos, além de proporcionar possíveis melhorias nas ações”, afirmou a coordenadora de Projetos da agência, Catalina Velásquez.