Eliete Amâncio Com o objetivo de fortalecer o trabalho das associações e cooperativas de Alagoas, a Cooperativa de Profissionais Especializados em Serviços para Agricultura Familiar (Ecooterra) esteve reunida com a Unidade Executora de Projetos (UEP) da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) na tarde de hoje, 18. Segundo a gerente da UEP, Josinete Cabral, a […]
Eliete Amâncio
Com o objetivo de fortalecer o trabalho das associações e cooperativas de Alagoas, a Cooperativa de Profissionais Especializados em Serviços para Agricultura Familiar (Ecooterra) esteve reunida com a Unidade Executora de Projetos (UEP) da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) na tarde de hoje, 18.
Segundo a gerente da UEP, Josinete Cabral, a entidade está desenvolvendo um trabalho de formação e consolidação de três redes para cooperação solidária entre as cooperativas e associações já existentes em Alagoas. As redes das Matas Lagunares e Litoral, da Bacia Leiteira e do Baixo São Francisco formarão aglomerados associativos conforme o mercado produtivo de cada negócio.
Bárbara Lima, presidente da Ecooterra, afirmou que o primeiro passo é firmar parcerias e, nesse contexto, a Desenvolve foi apontada por vários segmentos de negócios, na capital e no interior, como peça fundamental para consolidação do novo modelo de economia experimentado em todo o Estado.
“Haja vista que as cooperativas e associações se mostram como estruturas frágeis perante o movimento do mercado, esse trabalho que pretendemos desenvolver será essencial para a sobrevivência delas”, argumentou Bárbara Lima.
Durante a reunião, as linhas de financiamento foram apresentadas ao corpo técnico da Ecooterra. O segundo passo será levar esse conteúdo ao conhecimento das associações e cooperativas ainda não atingidas pela Agência de Fomento, construir planos de negócios e utilizar o potencial financeiro do Estado para as entidades ainda não beneficiadas.
O presidente da Desenvolve, Rafael Brito, afirmou que a articulação em rede, já praticada em outros estados, se apresenta como uma estratégia eficiente de crescimento. “Torna o ambiente propício para o desenvolvimento do empreendedorismo e o desenvolvimento local, além de instrumento importante para promover o desenvolvimento econômico de cooperativas e associações”, disparou.