Empreendimento foi financiado com recursos do Edital de Apoio aos APLs de Baixa Renda
Victor Brasil
Na próxima quarta-feira (28), o município de Penedo, no Baixo São Francisco Alagoano, vai ganhar mais um estímulo para fortalecer o turismo e a economia local. É que o Governo de Alagoas, através da Desenvolve – Agência de Fomento e da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) vão inaugurar o primeiro restaurante turístico da região.
O empreendimento, financiado com recursos não reembolsáveis do Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Baixa Renda, fará parte da rota turística ecológica e pertencerá à Cooperativa de Turismo Rural de Penedo, a Cooptur Rural.
Segundo o presidente da cooperativa, Ronaldo dos Santos, o Restaurante Turístico irá beneficiar economicamente uma média de 450 famílias que moram em seu entorno. “Este empreendimento vai agregar valor aos nossos serviços turísticos e vai trazer mais uma fonte de renda para os nossos cooperados e suas famílias”, explicou.
O edital de Apoio aos APLs de Baixa Renda surgiu em 2011, através da parceria do Governo de Alagoas, da Desenvolve e do BNDES, e contou com um aporte financeiro total de R$ 5 milhões, sendo 50% advindos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) e 50% do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento.
Com isso, o Edital beneficiou 15 aglomerados produtivos de diversas regiões do Estado, dentre eles a Cooptur Rural, fortalecendo e desenvolvendo os arranjos e seus beneficiários.
A inauguração do Restaurante Turístico da Cooptur Rural será realizada na quarta-feira (28), às 10h00, em Penedo.