Planos de negócios apontaram para a necessidade e a Desenvolve adaptou produto para o setor
Reunião apresentou linha de crédito para empreendedores da orla
Victor Brasil
Dando continuidade ao Programa Economia da Praia, a Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas esteve reunida, no início da noite desta sexta-feira (7), com os prestadores de serviço da orla de Maceió para apresentar as oportunidades de financiamento para o setor. A linha de crédito disponível servirá para compra de equipamentos e materiais que vão proporcionar o fortalecimento desses empreendedores.
Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, o objetivo é proporcionar uma nova ferramenta para que os empreendedores possam crescer e fortalecer os seus negócios. “A medida que estes empreendedores forem crescendo, estaremos surgindo com um novo produto para que possamos caminhar juntos até que eles estejam sustentáveis, auxiliando o fortalecimento da economia alagoana”, enfatizou.
Na ocasião, a coordenadora de Projetos da instituição, Catalina Velásquez, apresentou o andamento do programa destacando a importância dessa nova etapa. “É sempre necessário realizar estes encontros para que possamos ouvir a opinião dos beneficiários para que o andamento do projeto seja proveitoso para todas as partes envolvidas”, disse.
Linha de crédito
Durante o encontro, a agente de Fomento da Desenvolve, Kelly Souto, apresentou a linha de crédito que vai dispor de um valor de até R$ 15 mil, com carência de até 3 meses e prazo limite para pagamento de 24 vezes.
Para Kelly Souto esta linha, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), proporciona à Desenvolve um diferencial muito grande que é a adequação do produto à necessidade do cliente. “Com o programa os empreendedores da orla puderam construir um plano de negócio, que nos apontou as necessidades e demandas deles para que pudéssemos adaptar a linha de crédito para eles”, esclareceu.
De acordo com a analista de Projetos da Desenvolve, Cintia Silver, esta oportunidade vai proporcionar um maior conhecimento para os prestadores de serviço, que foram formalizados através da primeira etapa do Programa. “Com os recursos desta linha de crédito, eles vão poder atender aos clientes de forma mais equipada e estruturada gerando mais satisfação aos turistas e a sociedade local”, salientou.
O Programa
Com o tema Ser legal é a Nossa Praia, o programa Economia da Praia tem o objetivo de profissionalizar e formalizar os prestadores de serviços da orla de Maceió, considerada a mais bonita e uma das mais procuradas do Brasil. Na primeira etapa do programa, 62 prestadores de serviços foram formalizados e capacitados. Além disso, no inicio do ano eles receberam um kit de fardamento composto com materiais individuais, proporcionando mais conforto, higiene e segurança alimentar no ambiente de trabalho.
Além de contar com a articulação da Desenvolve, o programa conta com a parceria do Sebrae Alagoas e com o apoio da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur), da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Associação dos Prestadores de Serviço da Orla de Maceió (Aspsom), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas e do Maceió Conventions.