#desenvolvealagoas

Nossas
novidades

Primeira Casa de Farinha é reaberta graças a recurso da Desenvolve

Primeira Casa de Farinha é reaberta graças a recurso da Desenvolve

Após dez meses fechada, unidade de Lagoa da Canoa é reaberta

Primeira Casa de Farinha é reaberta graças a recurso da Desenvolve

Eliete Amâncio

 

A Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve – participou nesta quinta-feira, 13, da reabertura da Casa de Farinha de Lagoa da Canoa. A unidade, que fica no povoado Mata Limpa, na zona rural do município, gera mais 40 empregos diretos e mais de uma centena indiretos, além de exportar o produto para diversos estados brasileiros.

A casa de farinha, de propriedade do agricultor Gilson Barbosa, assim como as demais, foi fechada em novembro de 2014 por determinação do Ministério Público, após vistoria realizada pelas entidades que integram a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI). Na oportunidade foi observado que a fábrica não atendia às exigências ambientais.

Barbosa fez questão de demonstrar sua satisfação em ver seu pequeno negócio sendo reaberto já que dele dependem para sobreviver não apenas a sua família, mas dezenas de outras da região. “Foram dez meses de sofrimento em que precisamos parar de produzir como a gente produzia antes. Mas graças ao dinheiro liberado pela Desenvolve, podemos fazer as adequações necessárias e, hoje, reabri a minha Casa”, destacou ele.

A adequação da unidade às exigências do Ministério Público e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) foi possível graças ao empenho não apenas da Desenvolve, mas também das secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), do Sebrae e da Emater.

De acordo com Thiago Pires, gerente de Crédito da Desenvolve, no local foram investidos cerca de R$ 36 mil para a compra de equipamentos e capital de giro. “As taxas de juros são atrativas, assim como o prazo de carência. O novo projeto é totalmente sustentável”, lembrou.

No local foram construídos dois tanques para a decantação da manipueira, líquido extraído da mandioca durante o processo de produção da farinha. O tanque é forrado com uma lona, que evita o contato do líquido com o meio ambiente. Quando os tanques tiverem cheios serão cobertos com outra lona, que proporcionará a produção do biogás, que irá gerar energia para a produção da farinha, diminuindo a utilização da lenha.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, a Casa de Farinha de Mata Limpa serve de modelo para as adequações em outras quatro unidades interditadas pela FIP em 2014, e que também deverão reabrir até o mês de setembro. “Também estamos estudando, junto à Secretaria de Fazenda e à Desenvolve, formas de financiamento e incentivos fiscais para o pequeno produtor alagoano. O governador quer mostrar ao Nordeste e ao Brasil tudo que a agricultura familiar é capaz de fazer pela economia de Alagoas”, disse Vasconcelos.

Na reabertura da Casa de Farinha ainda estiveram presentes o promotor do Ministério Público, Alberto Fonseca; o presidente da Conab, Eliseu Rêgo; o presidente da União das Cooperativas de Agricultura Familiar do Estado de Alagoas (Unicafes), João dos Santos, além de representantes do IMA, Sedetur, Sebrae, vereadores, secretários municipais e agricultores.

 

 

Logo Desenvolve Alagoas

Desenvolve - Agência de Fomento de Alagoas

Todos os direitos reservados.
Rua Deputado José Lages, 972, esquina com José Júlio Sawer,
Ponta Verde - Maceió/AL

Como chegar

Social

(82) 3315-3468
Telefone Geral

3315-2486
Ouvidoria

8h às 14h
Horário de Funcionamento (Presencial)

8h às 17h (Sexta-feira: 8h às 14h)
Horário de Funcionamento (Via WhatsApp / Telefone)